Olá! Hoje você vai estudar sobre medidas de comprimentos incluindo o perímetro, massa e capacidade, saber a diferença entre unidades padronizadas e não padronizadas.
ATIVIDADE 01 :
Estimando e calculando o perímetro de objetos reais. Com ajuda de um barbante e régua, meça sua mesa e confira qual é o perímetro encontrado. Discuta com sua família as suas descobertas.
Para resolver esse problema é preciso seguir os seguintes passos.
Primeiramente, é necessário estimar o perímetro do tampo de sua mesa, ou seja, saber qual a medida total do comprimento de todos os lados. Estimar significa calcular ou determinar um valor aproximado, nesse caso, sem fazer a medida ainda de cabeça!
Agora é hora de praticar e confirmar sua estimativa! Para começar você deve observar a parte superior de sua mesa, o tampo. Estique o barbante que cortou na medida de sua mesa e com o auxilio de uma régua, meça-o de uma ponta a outra.
Estique o barbante em torno do tampo de sua mesa.
Faça isso com ajuda de uma pessoa de sua casa! Logo após corte o final do barbante quando der uma volta inteira!
Como a régua pode ser menor do que a medida do barbante será necessário medir várias vezes. Como dica, use o comprimento de sua régua ou do pedaço de régua que você tiver para fazer as marcações a lápis ou a caneta no barbante e continue até que todo comprimento seja medido. Não se esqueça de anotar no caderno.
Agora é só calcular as medidas…
Com as medidas anotadas no caderno, some-as e terá o perímetro do tampo de sua mesa. Suponhamos que você marcou o barbante sete vezes com uma régua de 30 cm, então basta somar ou multiplicar estes resultados.
Exemplo:
P = 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 = 210 cm
ou P= 30 x 7 = 210 cm
Para converter os centímetros em metros, lembre de que cada 1m equivale a 100 cm.
Então, quantas centenas cabem em 210 centímetros?
210 = 100 + 100 + 10 (2 centenas e sobram 10 centímetros).
Portanto, temos como resultado 2 metros e 10 centímetros.
Representamos com 2,10 m. Note que separamos os metros dos centímetros com uma vírgula.
Lembre-se que este foi somente um exemplo, as mesas possuem medidas diferentes e provavelmente seu resultado final será diferente .
ATIVIDADE 02:
Nesse vídeo aula veja a diferença de medidas padronizadas ou não padronizadas de comprimento! Não se esqueça de fazer anotações referentes ao vídeo para depois realizar a atividade.
ATIVIDADE 03 :
Unidades de medida de massa e capacidade.
Saiba Mais:
Medidas padronizadas e medidas não padronizadas de comprimento. (com historinha). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BDS69_Yt_ww .
Matemática da Turma da Mônica – Área e Perímetro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zb1A5Jks1OU
Vídeo demonstrativo de algumas unidades de medida e exemplos de instrumentos padronizados e não padronizados. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nVVyynzvDNs
Aula + Atividade |Perímetro| Assim Eu Aprendo Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ebz0FIEGNGw
Cantinho do fazer e aprender Disponível em: https://cantinhodofazereaprenderaprender.blogspot.com/2011/11/atividades-com-sistema-de-medidas.html
Diferença entre área e perímetro – Ensinar Hoje. Disponível em: https://ensinarhoje.com/diferenca-entre-area-e-perimetro/
Componente curricular: | Habilidades: |
Matemática | (EF04MA20-A) Estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. (EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. |
Proponentes/ Professores:Luzilene Alves de Carvalho
Instituição Educacional: Escola Municipal de Tempo Integral GO – 04
CRE:Brasil Di Ramos Caiado