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Estimando e Calculando o perímetro de objetos reais

Olá! Hoje você vai estudar sobre medidas de comprimentos incluindo o perímetro, massa e capacidade, saber a diferença entre unidades padronizadas e não padronizadas.


ATIVIDADE 01 :

Estimando e calculando o perímetro de objetos reais. Com ajuda de um barbante e régua, meça sua mesa e confira qual é o perímetro encontrado. Discuta com sua família as suas descobertas.

Para resolver esse problema é preciso seguir os seguintes passos.

Primeiramente, é necessário estimar o perímetro do tampo de sua mesa, ou seja, saber qual a medida total do comprimento de todos os lados. Estimar significa calcular ou determinar um valor aproximado, nesse caso, sem fazer a medida ainda de cabeça!

Agora é hora de praticar e confirmar sua estimativa! Para começar você deve observar a parte superior de sua mesa, o tampo. Estique o barbante que cortou na medida de sua mesa e com o auxilio de uma régua, meça-o de uma ponta a outra.

Estique o barbante em torno do tampo de sua mesa.

Faça isso com ajuda de uma pessoa de sua casa! Logo após corte o final do barbante quando der uma volta inteira!

Como a régua pode ser menor do que a medida do barbante será necessário medir várias vezes. Como dica, use o comprimento de sua régua ou do pedaço de régua que você tiver para fazer as marcações a lápis ou a caneta no barbante e continue até que todo comprimento seja medido. Não se esqueça de anotar no caderno.

Agora é só calcular as medidas…

Com as medidas anotadas no caderno, some-as e terá o perímetro do tampo de sua mesa. Suponhamos que você marcou o barbante sete vezes com uma régua de 30 cm, então basta somar ou multiplicar estes resultados.

Exemplo:

P = 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 = 210 cm

ou  P= 30 x 7 = 210 cm

Para converter os centímetros em metros, lembre de que cada 1m equivale a 100 cm.

Então, quantas centenas cabem em 210 centímetros?

210 = 100 + 100 + 10 (2 centenas e sobram 10 centímetros).

Portanto, temos como resultado 2 metros e 10 centímetros.

Representamos com 2,10 m. Note que separamos os metros dos centímetros com uma vírgula.

Lembre-se que este foi somente um exemplo, as mesas possuem medidas diferentes e provavelmente seu resultado final será diferente .


ATIVIDADE 02:

Nesse vídeo aula veja a diferença de medidas padronizadas ou não padronizadas de comprimento! Não se esqueça de fazer anotações referentes ao vídeo para depois realizar a atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=wqk56BBia2g

ATIVIDADE 03 :

Unidades de medida de massa e capacidade.

https://www.youtube.com/watch?v=BKzlUGEglik

Saiba Mais:

Medidas padronizadas e medidas não padronizadas de comprimento. (com historinha). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BDS69_Yt_ww .

Matemática da Turma da Mônica – Área e Perímetro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zb1A5Jks1OU

Vídeo demonstrativo de algumas unidades de medida e exemplos de instrumentos padronizados e não padronizados. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nVVyynzvDNs

Aula + Atividade |Perímetro| Assim Eu Aprendo Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ebz0FIEGNGw

Cantinho do fazer e aprender Disponível em:  https://cantinhodofazereaprenderaprender.blogspot.com/2011/11/atividades-com-sistema-de-medidas.html

Diferença entre área e perímetro – Ensinar Hoje. Disponível em: https://ensinarhoje.com/diferenca-entre-area-e-perimetro/


Componente curricular:Habilidades:
Matemática(EF04MA20-A) Estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e  capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Proponentes/ Professores:Luzilene Alves de Carvalho

Instituição Educacional: Escola Municipal de Tempo Integral GO – 04

CRE:Brasil Di Ramos Caiado