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LÍNGUA INGLESA – Simple Past – DID

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 18/05//2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje entenderemos as regras básicas do Simple Past (Passado Simples). Entenderemos a função do auxiliar DID e as estruturas Afirmativa, Negativa e Interrogativa com verbos regulares.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Simple Past! (Passado Simples)


LÍNGUA INGLESA | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Espero que sim! 

Na aula de hoje estudaremos um conteúdo bastante interessante e que compõe o entendimento das regras gramaticais básicas da Língua Inglesa. Esse conteúdo é o Simple Past (Passado Simples).


Bom, você sabe a importância de entender o Simple Past? Você sabe como construir frases no Simple Past? Quais são as regras básicas para entender este conteúdo? 

Antes de mais nada, você se lembra do nosso conteúdo nas duas primeiras aulas?

Bom, estudamos sobre o Simple Present (Presente Simples). Você se lembra que para formularmos frases no Simple Present nós precisamos de um verbo auxiliar?

Você se lembra qual é esse auxiliar?

Na verdade, nós temos dois auxiliares, que são: DO e DOES.

Você deve se lembrar também que utilizamos o auxiliar DO para os pronomes:

I (eu) – YOU (você) – WE (nós) – YOU (vocês) – THEY (eles,elas).

Já o auxiliar DOES é usado para a 3ª pessoa do singular, que é composta pelos pronomes:

HE (ele) – SHE (ela) – IT (ele,ela: coisa animal ou objeto).

Bom, esse é o início da nossa conversa sobre o Simple Present.


Mas professor, o que isso tem a ver com o Simple Past?

No Simple Past, nós, também, teremos um verbo auxiliar, neste caso, será o DID. Esse auxiliar não tem uma tradução específica, ele serve para nos orientar e nos mostrar que a frase está no PASSADO. 

E como ficam essas frases no Passado?

Bom students, você se lembra que, na Língua Portuguesa, quando precisamos conjugar os verbos é importante levarmos em consideração o tempo da frase (se é no passado, presente ou futuro), precisamos pensar também no sujeito (na pessoa) da frase para que o verbo seja conjugado da maneira correta!

Bom, como vamos estudar sobre o PASSADO nesse aula, preste atenção na conjugação do verbo “jogar” no passado, em PORTUGUÊS:

 Eu joguei

Tu jogaste

Ele jogou

Nós jogamos

Vós jogastes

Eles jogaram


Observe que o verbo sofre uma pequena variação de pessoa para pessoa. Mas, como seria em Inglês? Em Inglês, essa conjugação é mamão com açúcar de tão fácil! 

Em Inglês, basta você inserir a partícula “ed” ao final do verbo, veja o mesmo exemplo com o verbo “jogar” só que agora, em Inglês.

I played

You played

He played

She played

It played

We played

You played

They played

Olha que legal! Utilizamos o verbo “played” para todas as pessoas, diferente como acontece no Português, não é mesmo?


Observe os exemplos de frases abaixo:

– I played videogame yesterday! (Eu joguei videogame ontem!)

– She played videogame yesterday! (Ela jogou videogame ontem!)

– We played videogame yesterday! (Nós jogamos videogame ontem!) 

Professor, essa regra vale para todos os verbos?

Não! Essa regrinha de acrescentar o “ed” ao final do verbo, serve apenas para os verbos REGULARES! Ou seja, os verbo regulares são esses verbos mais fáceis que, para colocá-los no passado, basta acrescentar o “ed” ao final deles, alguns dos verbos regulares são:

– DANCED (dançou, dancei…DANÇAR)

– COOKED (cozinhou, cozinhei… COZINHAR)

– CALLED (chamou, chamei, telefonou, telefonei… CHAMAR, TELEFONAR)

– WALKED (andou, andei, caminhou, caminhei… ANDAR, CAMINHAR)

ETC 


E os verbos IRREGULARES? 

Esses verbos, para serem colocados no passado, não é tão fácil! Pois, temos que memorizar a sua estrutura que não se restringe apenas ao fato de colocar “ed” no final do verbo.

O verbo irregular no passado muda a maneira de pronunciar e de escrever. Observe alguns dos exemplos abaixo:

 – become (tornar) – BECAME (tornou, tornei);

– bring (trazer) – BROUGHT (trouxe);

– eat (comer) – ATE (comi, comeu);

– break (quebrar) – BROKE (quebrou, quebrei)

ETC

Observe que, tanto a pronúncia quanto a escrita destes verbos, sofreram alterações, diferentemente dos verbos REGULARES! 

Professor, como eu saberei que um verbo é REGULAR ou IRREGULAR?

Students, não se preocupem em relação a isso, pois na próxima aula teremos a oportunidade de compreender mais sobre os IRREGULARES e como não confundir com os REGULARES! 

Para a aula de hoje, é super importante entendermos as estruturas afirmativas, negativas e interrogativas do Simple Past, e, para isso, vamos utilizar como base alguns verbos REGULARES.


Vamos pegar o verbo que mostrei nos exemplos . Peguemos o verbo: TO DANCE (DANÇAR).

Sabemos que no PASSADO ele fica: DANCED. Observe a frase na AFIRMATIVA:

1 – I danced all night yesterday! (Eu dancei a noite toda ontem!) 

2 – She called me last week! (Ela me ligou/telefonou semana passada!)

3 – They walked alone last Friday! (Eles andaram/caminharam sozinhos 6a feira passada!)

Observem que eu apenas adicionei a partícula “ed” ao final de cada verbo, sendo assim, sua estrutura gramatical é:

Pronoun (Pronome) + Verb (verbo) + ed + Complement (complemento).


E como seriam as frases na forma NEGATIVA?

Para negar é bastante fácil, basta retirar o “ed” do verbo e substituí-lo pelo DID NOT!

Isto é, você deverá colocar o DID NOT antes do verbo principal. Você pode escolher colocar “DIDN´T” (que  é a forma contraída), ao invés de DID NOT! Sendo assim, as frases ficariam:

1 – I did not (didn´t) dance all night yesterday! (Eu não dancei a noite toda ontem!) 

2 – She did not (didn´t) call me last week! (Ela não me ligou/telefonou semana passada!)

3 – They did not (didn´t) walk alone last Friday! (Eles não andaram/caminharam sozinhos 6a feira passada!)

Dessa forma, a estrutura gramatical das frases NEGATIVAS fica assim: 

Pronoun (Pronome) + DID NOT (didn´t) + Verb (verbo) + Complement (complemento).


E as frases INTERROGATIVAS?

Muito fácil! Basta inverter a posição do Pronome com o verbo auxiliar DID! As frases ficam assim:

1 – Did I dance all night yesterday? (Eu dancei a noite toda ontem?) 

2 – Did She call me last week? (Ela me ligou/telefonou semana passada?)

3 – Did They walk alone last Friday? (Eles andaram/caminharam sozinhos 6a feira passada?)

A estrutura gramatical fica:

DID + Pronoun (Pronome) + Verb (verbo) + Complement (complemento) + ? 

Notem que as estruturas seguem a mesma lógica, tanto para as frases no PRESENTE (Simple Present – que fora estudado nas últimas aulas) quanto para o PASSADO (Simple Past).


O que vai mudar?

Os auxiliares e esses pequenos detalhes como o “ed”, ou “s”,  “es” ou “ies” – Presente Simples.  

Uma dica bem legal e importante é que existem algumas expressões temporais que são usadas com o Simple Past!

Os exemplos mais usuais são:

– yesterday (ontem),

– the day before yesterday (anteontem),

– last night (ontem à noite),

– last year (ano passado),

– last month (mês passado),

– last week (semana passada),

– ago (atrás), etc.

Ou seja, essas e outras expressões podem te ajudar a entender que a frase está no Simple Past! 


Bom, agora é a sua vez de praticar essa estrutura! 

ATIVIDADE 1

1- Passe as frases abaixo para a estrutura que se pede:

AFIRMATIVA

I liked the book you gave me! (Eu gostei do livro que você me deu!)

NEGATIVA

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NEGATIVA

He didn´t play soccer yesterday! (Ele não jogou futebol ontem!)

INTERROGATIVA

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INTERROGATIVA

Did you visit me last night? (Você me visitou na noite passada?)

AFIRMATIVA

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 Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.