Essa atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME, Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada aos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental.
SEQUÊNCIA NUMÉRICA
A SEQUÊNCIA NUMÉRICA É UMA SUCESSÃO DE NÚMEROS. AS SEQUÊNCIAS POSSUEM UMA REGRA, TORNANDO POSSÍVEL SABER QUAL SERÁ O PRÓXIMO NÚMERO. PODEM SER DE ALGUNS TIPOS:
CRESCENTE:
DECRESCENTE:
ALTERNADA:
CONSTANTE:
FINITA:
INFINITA:
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
JOÃO TEM DEZ CARTAS. CADA CARTA POSSUI UM NÚMERO, DE 1 A 10. ELE QUER ORGANIZAR AS CARTAS DE UMA FORMA QUE FIQUEM NA SEQUÊNCIA NUMÉRICA DO MENOR PARA O MAIOR. AS CARTAS DE QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO?
QUESTÃO 2
JOGO DE TRILHA – AJUDE O URSINHO CHEGAR NO POTE DE MEL COMPLETANDO A SEQUÊNCIA NUMÉRICA:
QUESTÃO 3
QUAL NÚMERO COMPLETA A SEGUINTE SEQUÊNCIA?
A) 1
B) 2
C) 5
D) 10
QUESTÃO 4
UMA SEQUÊNCIA É CHAMADA DE “CONSTANTE” QUANDO O PRÓXIMO NÚMERO É SEMPRE IGUAL AO ANTERIOR. SENDO ASSIM, QUAL DESSAS SEQUÊNCIAS É UMA CONSTANTE?
A) 1 2 3 4 5
B) 8 8 8 8 8
C) 5 4 3 2 1
D) 9 8 7 6
POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA
GRADUADA EM PEDAGOGIA
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. (EF02MA01-A) Explorar números no contexto diário, representado por imagem ou não, como indicadores de quantidade, ordem do 1º ao 50º, medida e código, utilizando a expressão oral. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |