You are currently viewing MATEMÁTICA – SEQUÊNCIAS E O JOGO DE TRILHA

MATEMÁTICA – SEQUÊNCIAS E O JOGO DE TRILHA

Essa atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME, Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada aos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental.


SEQUÊNCIA NUMÉRICA

A SEQUÊNCIA NUMÉRICA É UMA SUCESSÃO DE NÚMEROS. AS SEQUÊNCIAS POSSUEM UMA REGRA, TORNANDO POSSÍVEL SABER QUAL SERÁ O PRÓXIMO NÚMERO. PODEM SER DE ALGUNS TIPOS:

CRESCENTE:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

DECRESCENTE:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ALTERNADA:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

CONSTANTE:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

FINITA:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

INFINITA:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

  ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 1ºBi – Videoaula1 – SEQUÊNCIAS E O JOGO DE TRILHA”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uChNtkkLmLA> acesso em 18 fev 2022.

QUESTÃO 1

Disponível em: <https://cutt.ly/FOad11R> acesso em 27, jan. 2022.

JOÃO TEM DEZ CARTAS. CADA CARTA POSSUI UM NÚMERO, DE 1 A 10. ELE QUER ORGANIZAR AS CARTAS DE UMA FORMA QUE FIQUEM NA SEQUÊNCIA NUMÉRICA DO MENOR PARA O MAIOR. AS CARTAS DE QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO?

QUESTÃO 2

JOGO DE TRILHA – AJUDE O URSINHO CHEGAR NO POTE DE MEL COMPLETANDO A SEQUÊNCIA NUMÉRICA:

Disponível em: <https://cutt.ly/XOafc8a> acesso em 27, jan. 2022.

QUESTÃO 3

QUAL NÚMERO COMPLETA A SEGUINTE SEQUÊNCIA?

A) 1

B) 2

C) 5

D) 10

QUESTÃO 4

UMA SEQUÊNCIA É CHAMADA DE “CONSTANTE” QUANDO O PRÓXIMO NÚMERO É SEMPRE IGUAL AO ANTERIOR. SENDO ASSIM, QUAL DESSAS SEQUÊNCIAS É UMA CONSTANTE?

A) 1 2 3 4 5
B) 8 8 8 8 8
C) 5 4 3 2 1
D) 9 8 7 6


POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA01-A) Explorar números no contexto diário, representado por imagem ou não, como indicadores de quantidade, ordem do 1º ao 50º, medida e código, utilizando a expressão oral.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.