Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 09/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Nesta atividade sobre a semelhança de triângulos e sua aplicação no cotidiano.
A primeira pergunta é: você sabe o que é semelhança de figuras?
Agora que você já viu o conceito de figuras semelhantes e sua aplicação. Sabe como definir se triângulos são semelhantes e para que serve ou onde são utilizados esses conceitos?
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo do professor Hélio utiliza a semelhança de triângulos para calcular a altura de uma árvore:
ATIVIDADE 2
Assista a mais vídeo que apresenta um exemplo da aplicabilidade da semelhança de triângulos:
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 4
Faça uma pesquisa sobre os 03 casos de condição de existência de triângulos semelhantes e anote em seu caderno.
Assista a íntegra do programa veiculado na TV:
Componente | Habilidades |
Matemática | (EF09MA12-A) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. (EF09MA12-B) Reconhecer triângulos semelhantes em situações de ampliação, congruência e redução, e as relações que existem entre seus perímetros e suas áreas. (EF09MA14-A) Estabelecer o Teorema de Tales, por meio das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes, para calcular distâncias inacessíveis e nas relações envolvendo semelhança de triângulos em problemas diversos. |
Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 9º ano