You are currently viewing Matemática – Reta Numérica

Matemática – Reta Numérica

Olá! Hoje você vai aprender sobre retas numéricas. Vamos lá!  

Atividade 1

Um exemplo de reta numérica no nosso dia a dia é a régua. Ela é um objeto usado para desenhar linhas retas ou para medir comprimentos. Reparem que as réguas são partes de uma reta que recebeu alguns números positivos, geralmente os números que vão de 0 a 20 ou 0 a 30.

Construção da reta numérica

A reta numérica deve seguir alguns passos e critérios para que seja construída corretamente. Esses passos determinam também se uma reta que possui números pode ser chamada de reta numérica ou não. São eles:

1 – Escolha uma reta e nela escolha um ponto que será chamado de origem. A esse ponto atribua o número 0 (zero).

2 – Escolha um “sentido positivo” para essa reta. Por exemplo: em uma reta horizontal, poderemos escolher o sentido “da esquerda para a direita” como sentido positivo. Isso significará que um número maior sempre deverá ser colocado mais à direita. O resultado dessa ordenação é que os números positivos ficarão à direita da origem e os negativos à esquerda.

Atividade 2

Tarefa 01- Agora observe na reta numérica a seguir, o ponto P representa o número 960 e o ponto U representa o número 1010.


  1. Em qual ponto está localizado o número 980, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?
  1. T
  2. S
  3. R
  4. Q

Proponentes – ProfessoresIraci Miranda
Instituição EducacionalE. M. Profª Dalisia Elizabeth Martins Doles
CREMaria Helena Bretas

Cicio da infância /Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoD
Componente Curricular:Matemática
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares  (EF04MA01-C) Localizar, na reta numérica, números naturais do sistema de numeração decimal até 10000, explorando contagens com intervalos diferentes, em especial usando múltiplos de 100, que são úteis no desenvolvimento de procedimentos de cálculo.