Olá! Você tem amigos na escola ou na rua onde você mora? Você já viu como eles são diferentes? Eles são altos ou baixos? Possuem olhos claros ou escuros? As pessoas possuem características diferentes e essas diferenças precisam ser respeitadas. Vamos conversar sobre elas?
Você convive com pessoas diferentes. O que você acha de viver num mundo em que todos respeitam todos? O que você faz para mostrar que o preconceito com a aparência e com a cor afastam as pessoas umas das outras? Vamos conversar sobre as diferenças físicas das pessoas?
Atividade 1
Acesse e leia o livro “Menino de todas as cores”. Convide sua família para ler com você:
Atividade 1
Atividade 2
Converse com a sua família sobre o que você compreendeu da história e sobre as diferenças físicas das pessoas que convive com você, na vizinhança e na escola.
Atividade 3
Observe o seu rosto num espelho e veja os detalhes (formato, cor do olho, do cabelo, sobrancelhas, nariz e boca).
Atividade 4
Faça um autorretrato no seu caderno ou em outro papel. Autorretrato é uma imagem, uma representação que o artista faz de si mesmo. Nesta atividade você será o artista! Utilize os materiais disponíveis em sua casa.
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | Tema: Diversidade étnica e cultural (EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas especifica para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus.(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). |
História | (GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultural de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre os diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independentes de sua etnia, raça, cor ou religião. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.