Olá! Vamos aprender mais sobre convivência? Esse é um assunto importante, pois convivemos na família, na vizinhança, na escola, na igreja, no clube e em tantos outros espaços. Por isso é necessário conhecer sobre as relações e o respeito para com o outro.
Como você se relaciona? Que lugares costuma ir? Os brasileiros são conhecidos como um povo alegre e hospitaleiro. Mas ainda temos problemas com o preconceito e como aceitar as diferenças. Nestas atividades vamos aprender mais sobre respeito e solidariedade. Vamos lá!
Atividade 1:
Acesse o link e assista ao vídeo:
Atividade 2:
Após assistir ao vídeo, reflita. Se necessário assista ao vídeo novamente. E aí, você já conhecia essa fábula?
Compreendi e interpretei as imagens?
Tive expectativas em relação ao assunto e aos personagens?
O texto apresentado em vídeo confirma o que eu pensava sobre as diferenças ou foi conhecimento novo?
Concordo com a moral da história?
Estou disposto a influenciar outras pessoas com quem convivo a respeitar as diferenças?
Atividade 3:
Acesse o link e leia o livro:
Atividade 4:
Convide sua família e veja de novo o livro “ Menino de todas as cores”:
Faça uma roda de conversa com sua família sobre o tema – preconceito.
Reflita sobre diversidade e mostre para sua família as diferenças na própria família e entre as pessoas que vocês conhecem.
Expresse o que você pensa sobre o assunto, para que a sua família conheça seus pensamentos e sentimentos em relação ao outro.
Atividade 5:
Registre em seu caderno ou no bloco de notas do celular as suas aprendizagens, identificando:
O que você sabia sobre diversidade antes de ver o vídeo “O Porco Espinho”, de ler o livro “Menino de todas as cores” e de realizar a roda de conversa com sua família (conhecimentos prévios).
O que você aprendeu durante a realização das atividades sobre diversidade.
O que você ainda quer saber sobre a diversidade para dialogar com outras pessoas.
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens relacionam- se com a construção de sentido do texto oral. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas |
História | (GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultural de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre os diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independentes de sua etnia, raça, cor ou religião. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.