You are currently viewing Língua Portuguesa – Resenha Crítica

Língua Portuguesa – Resenha Crítica

    Olá, tudo bem? Nesta aula você irá estudar o gênero Resenha Crítica.

ATIVIDADE 1

       A resenha crítica é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

       Passo a passo para fazer uma resenha

  •  Ler com muita calma e atenção o texto que será resenhado. De preferência, faça duas ou três leituras prévias.
  •    Fazer anotações no texto original durante os processos de leitura.
  •    Resumir de modo claro, objetivo e conciso todas as informações importantes do texto. Dos resumos, costumam-se excluir exemplos ou repetições de conceitos.
  •  Construir apontamentos segundo o tipo de resenha que será produzida – descritiva ou opinativa – e acrescentar tais apontamentos junto aos resumos já produzidos.
  •  Emitir um julgamento de verdade, no caso da resenha descritiva ou de valor, na resenha crítica. Nesta última, a fundamentação também é necessária;
  •   Revisar o texto final da resenha, verificando se, de fato, todas as informações importantes foram resumidas, e se os apontamentos feitos estão de acordo com as suas expectativas.

Em se tratando de termos estruturais, pode-se dizer que o gênero possui uma estrutura livre. Tal afirmativa não quer dizer que não seja prioritário o relatar de seus principais aspectos. De modo contrário, faz-se necessário o destaque de alguns elementos, tais como:

1. O título da obra analisada

2. A referência bibliográfica da obra: Autor (es), título, subtítulo, local da edição, editora e data.

3. Apresentação do autor: Quem? Nome e informações mais importantes sobre o autor.

4. O resumo ou síntese da obra: Elabore um resumo do filme, apresentando os personagens, o problema, o desfecho, as informações mais relevantes sobre a obra.

5. Perspectiva teórica da obra: Diretor, quando foi publicada, do que trata, possui alguma característica especial?

6- Reflexões críticas da obra: Dê sua opinião a respeito do que você observou no filme, citando:

  • Pontos positivos e negativos;
  • Destaques;
  • Momentos mais interessantes;
  • Atuação dos atores;
  • Características do cenário, do figurino etc;

disponível em: link

Cite alguma curiosidade a respeito do filme ou dos seus bastidores que você tenha descoberto na sua pesquisa.

ATIVIDADE 2

Assista o vídeo abaixo para entender sobre o tema RESENHA CRÍTICA:

ATIVIDADE 3

AGORA É COM VOCÊ!

Leia o texto abaixo, depois copie e responda às questões em seu caderno:

TEXTO: SAGA CREPÚSCULO – TUDO PARA SER UM SUCESSO

Título: Crepúsculo
19 de dezembro de 2008 / 2h 10min / Fantasia, Romance
Direção: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
Título original Twilight

A história de Crepúsculo é sobre Bella Swan, uma adolescente que nunca se deu bem com as outras garotas e, depois que a mãe se casa novamente, se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade de Forks para viver com o pai. Lá, ela começa a viver um romance com o misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros. Assim como os outros de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros vampiros por não beberem sangue humano. Apesar do que sentem um pelo outro, Bella e Edward tentam se afastar, para que ele não ceda ao desejo de beber o sangue dela. Mas as coisas começam a piorar para os dois quando um grupo de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella.

        Crepúsculo é o mais recente fenômeno entre a garotada. Tendo custado US$ 37 milhões, rendeu mais de US$ 145 milhões ao redor do planeta em duas semanas nos cinemas. O filme reúne elementos que atraem em cheio os espectadores mais jovens: romance e fantasia, além de toques de suspense. Um romance adolescente – já complicado por definição – que ganha toques de dramaticidade por conta dele ser um vampiro.    Edward é mais ou menos tudo que uma garota sonha (num mundo fantasioso, evidentemente): lindo, protege Bella e ainda tem superpoderes. Deve ser por isso que ele é capaz de arrancar suspiros não somente da protagonista, mas da plateia feminina também.             

        O conflito é transformado em tensão, sofrimento, dor e tudo isso que o amor provoca, mesmo nos seres humanos normais que não brilham como diamantes sob o sol como os vampiros.. As cenas nas quais Edward mostra toda a sua força e velocidade típicas de sua espécie são impressionantes, principalmente quando ele praticamente flutua pelas paisagens geladas das florestas que circundam a cidade de Forks A fotografia gelada, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a história precisa. Mas algo incomoda em Crepúsculo: a trilha sonora.

        Essa já cansativa mania dos produtores de Hollywood de utilizarem a música exageradamente para sublinhar sentimentos e momentos de tensão. O final do longa é aberto, evidentemente, já pedindo uma continuação e atiçando o espectador que volte aos cinemas em 2010. Enfim, Crepúsculo é o tipo de filme a ser recomendado aos espectadores adolescentes que embarcam em sua viagem.

                                         (Joana Vieira Silva – 1º ano, 17 anos, MG.)

 Copie e responda em seu caderno:

Questão 1– Que tipo de texto é este que você acabou de ler? Justifique sua resposta.

Questão 2– A autora do texto se coloca a favor ou contra ao filme que ela está analisando?

Questão 3– Cite um ponto positivo que ela vê nesse filme?

Questão 4– Segundo o texto informativo, que elementos do filme atraem em cheio os espectadores mais jovens?

Questão 5– Marque V ou F nos parênteses sobre o gênero resenha crítica:

  1. (  ) Ao elaborar uma resenha crítica deve-se procurar resumir o assunto, apontar as deficiências e/ou pontos que, sob a sua ótica, poderiam ser melhor trabalhados (lembre-se que tais pontos podem estar fora do escopo da obra analisada), sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, destacar os pontos fortes com ponderação e sem bajular.
  2. (   ) Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
  3. (   ) Na resenha não é preciso recomendar a obra resenhada.
  4. (   ) A resenha crítica só aponta os defeitos de uma obra.
  5. (   ) A resenha possui título.

ATIVIDADE 4

Oie! Agora chegou o momento de colocar em prática o que você aprendeu. Escreva uma RESENHA, de até 20 linhas, sobre ALGUM FILME QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU e achou interessante. Se puder, assista-o novamente prestando atenção na história, nos personagens, cenário, costumes, efeitos espaciais, tempo e etc.

Siga as seguintes orientações:

1.  Na introdução apresente o filme (título, ano, diretor, gênero: ação, comédia, drama, etc.). Em seguida faça um resumo da história, apresentando os personagens, o problema, o desfecho etc.

2.  Dê sua opinião a respeito do que você observou no filme, citando:

  • Pontos positivos e negativos;
  • Destaques;
  • Momentos mais interessantes;
  • Atuação dos atores;
  • Características do cenário, do figurino etc;

3. Na conclusão, retome e reforce sua opinião.4. Dê um título à sua resenha.


Proponentes – ProfessoresLudmilla Damasio Lima
Instituição EducacionalE.M. Professora Marília Carneiro Azevedo Dias  
CRECentral  
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicoshttps://portal.educacao.go.gov.br/ http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2014/07/atividade-sobre-o-genero-resenha-critica.html