You are currently viewing Representação da música “Aquarela” de Toquinho

Representação da música “Aquarela” de Toquinho

Olá! Nesta aula iremos estudar as epidemias e pandemias ao longo da história. Concentrarmo-nos apenas nas que foram consideradas as mais graves, indo da Peste de Atenas em 430 AC, ao HIV na década de 1980. Com base em um texto e uma vídeo-aula, será possível compreender a diferença entre epidemia e pandemia, os locais geográficos onde ocorreram e o momento histórico. Perceberemos que a pandemia atual não é a primeira nem a mais letal da história.

Atividade nº 1

Acesse e leia o texto “As piores pandemias da história”.

Faça a linha do tempo das diferentes epidemias, em diferentes sociedades e épocas.

https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/as-piores-epidemias-historia.htm

Atividade nº 2

1- Assista ao vídeo “As maiores pandemias da história humana” e registre as principais pandemias e compare com o texto “As piores pandemias da história”.

2- Em seguida monte em seu caderno uma linha do tempo com as informações apresentadas no vídeo e no texto.

3- Conceitue pandemia e epidemia.

4- Pontue as principais consequências causadas ao mundo pelas pandemias e  epidemias.

As maiores PANDEMIAS da história – Canal Vinicius Drey – Prof. Vini – YouTube

Saiba Mais / Referências:

https://www.instagram.com/p/CBRWebassoM/?igshid=j8k3oh75wjd0

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/conheca-5-maiores-pandemias-da-historia.html

https://www.dw.com/pt-br/como-ancestrais-ind%C3%ADgenas-se-preveniam-de-epidemias/a-5333533

www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/gripe-espanhola-em-goias-primeira-cidade-atingida-foi-ipameri-morreram-38-pessoas-em-17-dias-242876/


Objeto de ConhecimentoA questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias; Interação entre o tempo da natureza e o tempo dos homens em sociedade; Diferentes métodos na marcação e contagem do tempo; Elementos de gráficos e tabelas.
Componente CurricularHistória
Habilidades(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.   (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.   (GO-EF06HI07-C) Relacionar os povos antigos do mundo clássico e os povos indígenas originários do atual território americano, brasileiro e goiano.   (GO-EF06HI07-D) Identificar e conhecer a localização geográfica de algumas civilizações do antigo Oriente, como Índia, China e Japão e sua relação com o mundo clássico.   (EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.   (EF06GE08-A) Compreender a importância da leitura de diferentes tipos de mapas, para a sua melhor localização espacial.   (EF06GE09-B) Analisar e elaborar gráficos e tabelas com diferentes temáticas.
Proponentes/ Professores:Prof. Lúcia Helena Gabriel, Prof. Lídia Lanusse Alves dos Santos Luiz, Prof. Rodrigo Oliveira Marquez.
Instituição Educacional:Escola Municipal Castorina Bittencourt Alves
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ética e Cidadania