Vamos conhecer uma história em quadrinhos da Turma do Plenarinho.
Clique no LINK abaixo para ler a Revista Plenarinho em “Um mundo sem regras” no site da Câmara dos Deputados.
Obs.: Quando Você abrir o Livro clicando no Link abaixo, é preciso clicar em “Avançar”(fica no final da página) para ver a próxima página. Certo?
Clique aqui para ler o Livro: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/html/infoMundoSemRegras/index.html
Pense sobre os principais acontecimentos da história. Agora faça de conta que você é uma personagem do quadrinho, aquele que é um bom jogador de futebol, o Adão.
Observe a imagem abaixo de uma das ruas do planeta sem regras.
Veja como ela está movimentada. Cada pessoa pode fazer qualquer coisa. Que confusão!
Após ler o quadrinho “Um mundo sem regras”, faça uma lista de atitudes necessárias para melhorar a convivência nessa rua.
Você deve ter ouvido falar sobre manual! Muitas regras vêm organizadas em manuais. Vamos entender sobre eles?!? Acesse o link abaixo e leia as informações sobre o que é e os tipos de manual que existem.
CLIQUE AQUI: https://www.ostiposde.com/tipos-de-manuais/
Agora crie um manual com regras para boa convivência e respeito ao bem comum, a partir do que você aprendeu nessa atividade.
Depois que seu texto estiver pronto atribua um título ao seu manual de regras.
Não esqueça que nos manuais encontramos textos com letras e com imagens, capriche no seu manual!!
Até mais!!!
Saiba mais:
Cante com Jairzinho uma música com ritmo e letra muito bacanas a respeito das diferenças sociais, culturais e históricas. Assiste ao vídeo abaixo:
Assista, também, ao vídeo “Normal é ser diferente” do Canal Grandes Pequeninos disponível no YouTube.
Se divirta aprendendo que legal é perceber que é mais feliz quem compreende que amizade não vê cor nem continente e o normal está nas coisas diferentes!!!
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Ética e Cidadania.
Habilidades:
Língua Portuguesa
(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto.
(GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados às imagens e atentar-se à estrutura textual.
História
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
(GO-EF05HI05-A) Entender o processo de luta e construção da cidadania como direito universal de todos os povos.