Olá! Hoje vamos aprender sobre o Alfabeto, sabia que nosso alfabeto é formado por vogais e consoantes, sendo no total 26 letras. Preste bastante atenção porque vocês serão desafiados a colocar em prática o que vamos aprender sobre nosso alfabeto. Vocês sabem quais letras formam o seu nome, vamos descobrir?
Para escrever, usamos letras e essas formam o alfabeto, aprender é mágico e sei que você já conhece muitas letras. Vamos descobrir como usamos as letras do alfabeto cantando de uma maneira divertida?
ATIVIDADE – 1
Vamos assistir o vídeo da música “As letras falam”.
a) Com a ajuda de alguém de sua família escreva as letras abaixo em seu caderno:
A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z.
b) Agora peça para alguém de sua família que escreva seu nome usando as letras acima.
c) Quantas letras possui seu nome?
ATIVIDADE – 2
Olhando a imagem você consegue observar que as mesmas mãozinhas que podemos contar os números e algumas letras do alfabeto, podem também cuidar de nossa saúde? Isso mesmo! Em plena pandemia devemos nos cuidar ao máximo. Um ótimo passo é lavando bem nossas mãos e usando álcool em gel.
Observe a figura e responda ao que se pede em seu caderno com a ajuda de um adulto.
Link: https://images.app.goo.gl/atkDBQMA5D4hTm2P7. Está imagem foi adaptada para realização da atividade.
Quais os números que aparece na figura?
Quais as letras do alfabeto que aparece na gravura?
Observe o número abaixo e desenhe a quantidade apresentada:
3 5
ATIVIDADE 3
Aproveite esse momento de leitura. O que será que acontece no livro “Palavras, muitas palavras” da autora Ruth Rocha. Peça para alguém de sua família ler com você e depois respondam juntos:
Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=NPMiC4Rh66Q e boa leitura.
A) Esse livro contou a história de quem?
B) Pela ilustração da capa do livro, você consegue dizer qual será a história?
C) O que aconteceu nesta história?
Procure a página que tenha a letra inicial do seu nome e peça para alguém da sua família ler algumas vezes as palavras desta página. Depois repita as palavras para a pessoa que fez a leitura com você.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Conhecimento do alfabeto, do português do Brasil: Letras do alfabeto Tipos de fontes e caracteres Contagem de rotina Contagem ascendente e descendente Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem, ou indicação de código para a organização de informações. |
Componente Curricular | Língua Portuguesa/Matemática |
Habilidades 1 | (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto, e recita-lo na ordem das letras. (GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita dos textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever.(GO-EF01LP29) Distinguir vogais e consoantes e suas formas de escrita. (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. (EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.(EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presente em conta de água ou luz, código de barras presentes em embalagens, números que indica localização, e endereços. |
Proponentes/ Professores: | Professora Cherlyne Silva Dantas |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Crisóstomo Rosa |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma A – 1º Ano – Experiências e Curiosidades