Olá! Vocês sabiam que existem várias formas de escrever um texto, que devem ser usadas em situações diferentes? Esses tipos de textos são chamados de Gêneros Textuais. Vamos conhecer um deles agora?
ATIVIDADE 1
Leia o texto e caso seja necessário peça ajuda a um responsável.
Gêneros textuais exercem uma determinada função social e acontecem em situações cotidianas da comunicação. Eles são classificados a partir de suas características e do contexto que envolve, são exemplos de gêneros textuais: fábula, lista, carta, parlendas, receitas e outros.
O gênero textual que iremos trabalhar são as Receitas Culinárias. Esse tipo de texto nos instrui ou nos ensina a preparar algum alimento. As receitas explicam quanto à realização de um alimento, detalhando assim, passo a passo o que se deve fazer para obter um resultado esperado.
ATIVIDADE 2
Observe a gravura abaixo:
https://www.bloguito.com.br/crianca-na-cozinha-aprendizado-e-diversao
Converse com um responsável e responda oralmente.
∙ A criança da imagem está acompanhada de um adulto? Por quê? ∙ O que você acha que eles estão preparando?
∙ Você costuma ajudar no preparo de alimentos em casa? Em caso afirmativo, como?
Para as crianças prepararem uma receita devem sempre contar com a presença de um adulto, pois algumas atividades na cozinha podem não ser seguras para as mesmas realizarem, como cortar alimentos, prepará-los no fogão e mesmo manusear eletrodoméstico.
LEIA A RECEITA ABAIXO:
Vitamina Nutritiva
Ingredientes
∙ 2 bananas
∙ 1 maçã com casca
∙ 1 colher de aveia
∙ 1 fatia de mamão
∙ 4 colheres de mel
∙ 500ml ou ½ litro de leite
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater bem. Fica uma delícia!
Rendimento
Três copos de 250 ml cada.
∙ Vocês gostaram da receita? Por quê?
∙ Vocês sabem dizer para que usamos textos como esse?
∙ Já viu algum parecido?
∙ Vocês têm em casa receita culinária?
∙ Sua família costuma utilizar receitas?
Leia o texto a seguir, se necessário peça ajuda a um responsável.
Utilizamos esse tipo de texto para nos instruir ou nos ensinar a preparar um alimento.
Esse texto tem um título (nome da receita), a parte que se chama “Ingredientes” (a qual consta as coisas, ou alimentos que fará parte da receita e juntamente vem a quantidade), “Modo de Fazer” (essa parte nos ensina a preparar a receita, nos mostra passo a passo de como agir no preparo) e “Rendimento” (nos mostra quantas porções essa receita irá render). Algumas receitas não mostram o rendimento. Existem outras receitas que atendem a
variadas necessidades, como: receitas médicas, receitas de sabão e receita de reciclagem de papel. As receitas apresentam uma linguagem clara, objetiva e direta.
Podemos encontrar Receitas Culinárias em livros de receitas, em sites da internet, em revistas culinárias, jornais, outras revistas ou receitas que são passadas de geração para geração. Como essa que estamos vendo hoje. As frutas fazem parte de uma alimentação saudável, pois são fontes de vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo. É importante lavar as frutas antes de utilizá-la para o consumo, pois assim, poderemos nos prevenir contra algumas doenças.
ATIVIDADE 3
Copie e responda em seu caderno ou folha avulsa as perguntas abaixo:
∙ Qual o título da receita? ∙ Quantas partes são divididas o texto?
Com que objetivo o texto foi escrito?
∙ Onde mais poderíamos encontrar textos como esse?
∙ Pinte os quadrinhos que contém os ingredientes da receita.
AVEIA MORANGO MEL UVA MAÇÃ
LEITE LARANJA MAMÃO BANANA
∙ Vocês consideram essa receita saudável? Por quê?
∙ O que é uma alimentação saudável?
∙ E o que é considerado alimentos não saudáveis?
∙ Vocês acham importante lavar as frutas e as mãos antes do preparo da receita?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Compreensão em leitura: gênero textual/Receitas: Situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto. |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos , onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros, que possam ser repassados oralmente. (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em recados, cartas, receitas, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. (EF02LP16-A) Reconhecer recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos para que sejam empregados adequadamente na produção de textos. (EF02LP13) Planejar e produzir receitas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF02MA01-A) Explorar números no contexto diário, representado por imagem ou não, como indicadores de quantidade. (GO-EF01CI08) Compreender a importância da alimentação saudável no cotidiano a partir da análise lanches da instituição escolar. (GO_EF05CI15) Identificar hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamento dos alimentos. |
Proponentes/ Professores: | Valéria do Socorro Anastácio Lúcia Helena Bahmad |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Cel. Salomão Clementino de Faria. |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2ºano – Educação Ambiental e Saúde