You are currently viewing Matemática – Que tamanho é melhor?

Matemática – Que tamanho é melhor?

Olá! Você conhece o jogo Minecraft? Nele você deve usar blocos de madeira, terra e pedra para construir casas, edifícios e afins. Assista ao trailer para entender um pouco mais. 

Fonte da imagem:

https://www.minecraft.net/pt-br/

Trailer do jogo Minecraft  – (Buzzy Bees: Official Trailer)

Fonte: YouTube. Buzzy Bees: Official Trailer. Canal Minecraft

A geometria é uma área da matemática que estuda as formas dos objetos. Semelhante ao que acontece no jogo, as formas geométricas estão por todo lado no seu dia a dia. O vídeo abaixo fala sobre duas definições importantes na geometria, fique atento!

Fonte: YouTube. Perímetro e área 5º ano. Canal Luis Carlos Campregher.

Aprendeu a diferença entre área e perímetro?  A principal unidade de medida de comprimento utilizada para quantificar o perímetro é o metro(m). Já para área, utiliza-se a unidade de medida de volume m² (metro ao quadrado). 

Essas definições podem te ajudar a escolher uma melhor opção de compra e trazer economia. Por isso, é muito importante planejar como gastar. 
Para entender na prática, imagine que você precise comprar um quadro cuja área seja de 4 m2.  Você tem as duas opções a seguir:

Nas opções da figura acima, cada quadrinho tem 1 m² de área e cada lado mede 1 m. Para encontrar o valor da área, basta contar a quantidade de quadradinho de cada opção de compra. 

Note que as duas opções de compra têm a mesma quantidade de quadradinhos. Isto quer dizer que possuem a mesma área, ou seja, 4m². Assim,1ª opção será a mais econômica. Mas será que também possuem o mesmo perímetro? Faça o cálculo em seu caderno.

Você sabia que o pedreiro, pintor e encanador utilizam esses conhecimentos para calcular a área e o perímetro de cada cômodo da casa?  Assim compram apenas o material necessário, evitando perda ou gasto excessivo de material.

Observe a planta de uma casa na figura abaixo. Nela, cada quadrinho tem 1 m de lado, logo a área de cada quadrinho é 1 m2.

Atividades de perímetro e área utilizando malha quadriculada ...

Fonte da imagem: http://htmlimg3.scribdassets.com/1cxz5tyerk1a508r/images/1-ecd64b666f.png

Desenhe e pinte em seu caderno, a planta da figura acima. Depois, registre qual o perímetro e a área dos seguintes cômodos da casa:

  1. Cozinha;
  2. Sala;
  3. Banheiro;
  4. Quarto azul;
  5. Quarto rosa;
  6. Corredor.

Para calcular a área da casa basta somar as áreas de todos os cômodos. Como você faria para calcular o perímetro da casa? Escreva um texto descritivo explicando as suas estratégias para chegar nesse resultado.

Descrever - Dicio, Dicionário Online de Português

Fonte: https://www.dicio.com.br/descrever/

Agora suponha que você escolherá o tatame que a escola comprará para colocar na quadra. Apenas a área que o utiliza para o vôlei, na cor laranja, será coberta com ele. Veja as medias no vídeo abaixo:

Fonte: YouTube. Quadra de voleibol – Animação 3D. Canal Animato Sistemas.

Os tatames têm 1 m de comprimento e de largura. São três opções de compra:

Fonte:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-766601800-tapete-eva-bebe-tatame-escola-quarto-1×1-20mm-_JM?quantity=1(adaptada)

Desenhe a quadra de vôlei no seu caderno e divida em quadradinhos iguais, como apresentado na figura apresentada abaixo. Utilize a régua para facilitar.

Supondo cada quadradinho com 1 m de largura/altura, reflita sobre as seguintes perguntas:

  1. Qual a mais opção mais vantajosa para escola? 
  2. Quantos pacotes dessa opção serão comprados para cobrir toda área de vôlei?
  3. Quantos tatames sobrarão?
  4. Quanto você economizará em relação às outras duas opções?

Agora que você entendeu tudo sobre área e perímetro, s comente com sua família como foi a experiência de hoje. 

Até a próxima!

Saber Mais:

Introdução a área e unidades quadradas

Fonte: YouTube. Introdução a área e unidades quadradas. Canal Khan Academy Brasil

Para que serve: Perímetro, Área e Volume

Fonte: YouTube. Para que serve: Perímetro, Área e Volume. Canal Matemática Genial.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: 
Medidas de comprimento, massa e capacidade.
Áreas de figuras construídas em malhas quadriculadas.
HABILIDADES: 
(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.
(EF04MA21-B) Medir e comparar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
PROPONENTES: Leonardo Alcântara – GEREFU
CURADORIA: Nielson Honório Caires – GEREFU / Marinês Juliana Carvalho Martins – CRE CENTRAL