You are currently viewing Que horas são?

Que horas são?

Olá! Hoje você descobrirá como fazemos para ver as horas e os minutos num relógio de ponteiros (o relógio  analógico). E ainda aprenderá a comparar entre si várias unidades diferentes de medida de tempo. 


Você sabe o que é unidade de medida de tempo? 

Unidade de medida usada para marcar o tempo

As medidas de tempo são as unidades de medida usadas para marcar o tempo no geral. Essas medidas  são formadas por padrões que podem ser encontrados facilmente no cotidiano. Quando usamos o relógio para marcar o período que precisamos nos arrumar, ou que vamos levar para  chegar a um determinado compromisso, estamos medindo o tempo. Os anos, meses, horas, minutos e  segundos são formas de determiná-lo. O segundo é adotado pelo Sistema Internacional de Medidas como parâmetro para as demais  unidades. Ele serve para todo canto do mundo, fazendo com que o tempo seja marcado do mesmo jeito  em qualquer lugar.

 

FONTE DA INFORMAÇÃO: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/medidas-de-tempo

Assista juntamente com um adulto, ao clipe da música O RELÓGIO, de Vinícius de Moraes.

“O RELÓGIO” Canal: ChicoViniciusVEVO – https://www.youtube.com/watch?v=4szJqFbLEnE&feature=youtu.be

Você percebeu, através do clipe musical, como o tempo não para? A nossa vida é assim, quando estamos  ocupados e, até mesmo quando estamos parados sem nada a fazer, o tempo vai passando e sendo contado  sem parar. 

Por isto, é importante sabermos quantas horas e quantos minutos são ao olharmos o relógio. 

Preste muita atenção ao vídeo a seguir e aprenda você também. 

“APRENDA A OLHAR HORAS E MINUTOS NO RELÓGIO DE PONTEIRO” Canal: CONTOTOYS – https://www.youtube.com/watch?v=6HoazWMP-_E&feature=youtu.be

Responda em seu caderno qual o horário em cada relógio do quadro a seguir.

Fonte da imagem: http://www.educarx.com/2013/11/atividades-que-horas-sao.html 


Agora veja as afirmações abaixo:  

▪ O meu primo acorda às 7h e 30min. 

▪ Minha mãe chega do trabalho às 18h e 15min. 

▪ A minha primeira aula se inicia às 7h da manhã. 

Agora copie e complete em seu caderno as frases abaixo: 

Pense em qual horário do dia você faz cada ação a seguir e complete com a hora certa. 

a) Eu acordo às ___________. 

b) Almoçamos em nossa casa sempre às ______________. 

c) Gosto de tomar banho às ____________. 

d) Minha última aula na escola termina às ____________. 

e) Costumo me deitar às ___________. 

f) Meu desenho animado favorito passa na TV às _____________. 

Outras Unidades de Medidas de Tempo 

A rotação completa do planeta Terra é compreendida como um dia, que possui 24  horas. Cada semana do calendário é composta por 7 dias, ou seja, sete rotações  completas do planeta. 

4 semanas compõe um mês, que geralmente tem 30 dias. Os meses do calendário  que tem 30 dias são: abril, junho, setembro e novembro. No calendário ainda existe  sete meses que são compostos por 31 dias, são eles: janeiro, março, maio, julho,  agosto, outubro e dezembro.  O mês de fevereiro é composto por apenas 28 dias. Nos anos bissextos, este mês  tem 29 dias, porque é adicionado mais um dia.   O ano bissexto acontece de 4 em 4 anos. Nele, se adiciona mais um dia no  calendário regular, que deixa de ter 365 dias, como no normal e passa a ter 366  dias. 

 

FONTE DA IMAGEM: http://educacaoinfantil-colegioantares.blogspot.com/2010/12/voce-sabia-4.html FONTE DA INFORMAÇÃO: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/medidas-de-tempo

Você leu que temos várias unidades de medida de tempo que usamos em nosso dia a dia. É importante sabermos compará-las entre si. Veja o exemplo a seguir. 

Todos os dias eu fico 2 horas brincando com joguinhos de videogame. Quantos minutos eu gasto  por dia brincando com videogame? 

Saiba que 1h = 60min, então 2h = 1h + 1h = 60min + 60min = 120min 

RESPOSTA: Você gasta 120 minutos por dia brincando com jogos no videogame.


Copie e responda em seu caderno as perguntas a seguir: 

1. Se sua mãe trabalha 8h por dia, quantos minutos ela trabalha por dia? 

2. Um banho econômico deve durar cerca de 10 minutos. Quantos segundos este banho deve durar,  sabendo que 1min = 60 segundos? 

3. Se você demorasse 3 dias inteiros para encher uma piscina grande com mangueira, quantas  horas ao todo você gastaria para encher esta piscina (saiba que 1 dia = 24h)? 

Agora, observe a seguir, a imagem da menina tomando um banho. FONTE DA IMAGEM: https://br.pinterest.com/pin/688276755539701995/ 

Quanto menos tempo ela demorar no banho, menos água ela irá consumir. Ela está economizando tempo e  dinheiro, você notou? 

Converse com um adulto sobre outras formas de economizarmos tempo e também, pouparmos nosso  dinheiro. Anote em seu caderno. 

Assim como esta menina, devemos usar bem o nosso tempo. Assim, sobrará mais tempo para outras  atividades diárias. 

É muito importante organizarmos uma boa rotina durante o dia. Gastar o tempo com atividades que nos  beneficiem e também, auxiliem outras pessoas. 

Responda em seu caderno: 

1. Você sabe organizar as suas obrigações e atividades diárias? 

2. O que você faz de bom e de útil durante o seu dia? 

3. O que você poderia melhorar em sua rotina diária? 

Relate tudo isto em seu caderno e depois, leia para um adulto de sua casa. 

Converse com sua família e organizem uma boa rotina diária para cada um da casa, com os horários e  afazeres de cada familiar e sugestões para vocês otimizarem seu tempo. 

Até a próxima! 

SABER MAIS:

“A importância da rotina familiar” Canal: Fortalecendo Vínculos – https://www.youtube.com/watch?v=rHoWV_L16rE

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO:Números: Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação  decimal é finita. 
Grandezas e Medidas: Leitura, interpretação, resolução e elaboração de problemas envolvendo medidas de tempo e de temperatura. Transformações entre as unidades mais usuais de tempo e de temperatura em  contextos socioculturais.
HABILIDADES:(EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números  naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA19-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo, recorrendo a  transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
PROPONENTES:Luciana Maria Danin de Araújo Pereira e Maria Lúcia Rodrigues
INSTITUIÇÃO EDUCACIONALE M OLEGÁRIO MOREIRA BORGES
CRE Maria Thomé Neto

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo