Olá, na aula de hoje você vai aprender um pouco sobre os jogos, perceber sua estrutura e desenvolver alguns dessas atividades tão divertidas.
Atividade 1
Os jogos são quase tão antigos quanto a história da humanidade sendo encontrados em escavações arqueológicas datadas de centenas de anos antes da Era cristã. Um dos jogos mais antigos conhecido é o das cinco marias. Este jogo estimula a agilidade, destreza e coordenação motora. Vamos aprender como se joga…
Material necessário: Cinco pedras ou tampinhas
Quantidade de jogadores: 1 ou 2.
Modo de jogar: Você deve lançar as cinco pedras (tampinhas) para o alto e deixa-las cair. Em seguida deve escolher uma e lançá-la ao alto enquanto tenta pegar outra no chão e aparar aquela que está no ar com a palma da mão. Repete-se o processo na tentativa de pegar e aparar todas as pedras (tampinhas).
Variação: Você pode variar a quantidade de pedras pegas no chão ou a forma de pegar. Crie suas regras e divirta-se com sua família ou amigos.
Atividade 2
A amarelinha foi jogada na Grécia e também no Oriente a muito tempo atrás e ganhou diversos formatos de desenho assim como diferentes formas de jogar. Esta atividade estimula o equilíbrio e as noções de sequência numérica. Vamos aprender algumas dessas formas de brincar?
Material necessário: Giz, pedrinhas ou tampinhas.
Quantidade de jogadores: 1 ou mais jogadores.
Modo de jogar: Desenhe no chão com o giz a amarelinha como a figura abaixo.
Em seguida jogue a pedra no número 1 e salte para a próxima casa até o “céu” respeitando o formato da amarelinha (um pé só nas casas sozinhas e com os dois pés nas casas duplas), ao retornar você deve recolher a pedra e evitar novamente esta casa. A brincadeira continua sucessivamente até chegar ao número 9. Se o participante errar a casa ao lançar a pedra, perder o equilíbrio, saltar fora do limite das casas, deve passar a vez e voltar para o final da fila.
Variação: A amarelinha africana ou teca-teca é uma forma bem divertida e diferente de se jogar. O campo é formado por 16 quadrados onde duas crianças saltam ao mesmo tempo no ritmo da música. Segue o vídeo abaixo para aprendermos a brincar.
Atividade 3: Os povos indígenas também jogam, um bom exemplo é o cabo de guerra. Esta atividade também pode ser praticada como esporte e inclusive já fez parte do programa olímpico. Esta atividade desenvolve a força, agilidade e resistência. Vamos ver como se joga…
Material necessário: Uma corda, um lenço e giz.
Quantidade de jogadores: 2 ou mais
Modo de jogar: Desenhe um círculo e amarre o lenço no centro da corda. Os jogadores deverão se posicionar nas extremidades opostas da corda e ao sinal devem puxar com toda a força a fim de faze o lenço sair do círculo.
Variação: Você viu nos jogos anteriores que as regras são parte de todos os jogos, mas que podem ser modificadas conforme interesse dos jogadores. Portanto existem diversas formas de se jogar a mesma atividade, não existindo certo ou errado. Pensando nisso crie formas diferentes de jogar o cabo de guerra e registre no caderno com desenhos ou texto, para na volta das aulas presencias podermos brincarmos juntos da sua versão.
Atividade 4
Kishimoto (1993) demonstra a transmissão dos jogos entre as gerações evidenciando o fato que povos antigos já brincavam de jogos que são realizados quase da mesma forma até os dias atuais. Assim procure conversar com uma pessoa mais velha para que ela ensine a você o jogo que mais gosta ou um jogo diferente que praticava na infância.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presente no contexto comunitário e regional |
Habilidades | (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmo para suas culturas de origem.(GO-EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. |
Proponentes/ Professores: | Felipe Prado Felício |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado. |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Corpo, Expressão e Movimento