Olá Criança! Você já parou para pensar de onde vem o dia e a noite?
Os fenômenos do dia e noite ocorrem devido ao movimento de rotação. O sol ilumina a Terra, mas como esta se encontra a girar, os raios solares não atingem com a mesma intensidade devido à esfericidade. Na parte da Terra que se encontra virada para o Sol e que está totalmente iluminada, é dia. Enquanto na outra parte será a noite, pois os raios solares não conseguem atingir essa superfície.
De onde vem o dia e a noite?
Agora pegue seu caderno, e registre:
1.Leia a poesia e responda:
2. E você, gosta mais do dia ou da noite, por quê?
3. Como podemos diferenciar o dia e a noite, converse com o seu responsável e desenhe uma cena que representa o dia e outra que representa a noite (Quando for desenhar observe o céu)
4. A Terra demora 24 horas para dar uma volta completa, o que chamamos de um dia. Faça uma lista de atividades que você realiza em um dia nos seguintes períodos:
Matutino:
Vespertino:
Noturno:
5. Agora das atividades que você listou na atividade 3, escolha 4 atividades e forme frases com ponto de interrogação(?):
6. No texto, quais são as palavras que rimam com brincar:
7. Escreva outras palavras que rimam com brincar:
8. Qual outro título você daria para a poesia?
9. Aniversário é uma data muito importante. Você sabe qual é a data do seu aniversário?
10. Quantos anos você tem? _
11. Vamos imaginar que a sua família vai comemorar o seu aniversário no período da manhã. Faça uma lista do cardápio das comidas que servirão para os convidados no café da manhã, bem gostoso.
12. Calcule mentalmente:
Paulo tem 5 anos, seu irmão tem quatro anos a mais, quantos anos o irmão de Paulo tem:
Vítor tem 10 anos, seu pai tem 30 anos a mais que Vítor. Quantos anos o pai de Vítor tem?
13. Fábio fez aniversário e pediu pra sua mãe uma bola no valor de 35 reis e uma calça no valor de 75 reis. Qual foi o valor dos presentes de Fábio?
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | Observação do céu Apreciação estética/estilo: Apreciação de textos narrativos e versificados Poemas: entonação, ritmo, musicalidade Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração |
Componentes Curriculares | Ciências, Língua Portuguesa e Matemática |
Habilidades | EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso. (EF35LP27) Ler, compreender e apreciar, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) (EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações. (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. Diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrãos e seus efeitos de sentido. |
Proponentes / Professores: | Luciana Vaz dos Reis |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Salmon Gomes Figueiredo |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |