Olá. Tudo bem? Vocês já andaram de bicicleta? Acharam difícil ou fácil na primeira vez? Sabiam que a primeira bicicleta foi construída na França. Vamos descobrir mais coisas?
ATIVIDADE 1:
Vamos ouvir uma história? Que tal convidar alguém para ouvir também? Acesse o link do site “Leia para uma criança- iniciativa do Banco Itaú a obra “A bicicleta” do autor Antônio Prata e leia ou peça para quem estiver com você ler.
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/a-bicicleta-voadora/
Achou interessante? Você já brincou com os brinquedos mencionados na história? Perceberam como elas são amigas? Você tem um (a) melhor amigo (a)?
ATIVIDADE 2:
Na história acima apareceu a bicicleta, você já reparou qual é a forma das rodas dela? E a pipa, se a partimos ao meio na horizontal, formamos duas formas geométricas iguais. Quais são elas? Vamos assistir um vídeo do canal Vida de Criança YouTube acesse o link abaixo:
Gostou? Já conhecia essas formas? Que tal pedir ajuda do seu responsável e desenhar outro objeto com as formas geométricas?
ATIVIDADE 3:
Vimos que as formas geométricas aparecem em vários objetos. Existem também os sólidos geométricos que estão em todo lugar. Veja só, clicando no link do vídeo do canal Smile and Learn – Português do YouTube
Percebemos que os sólidos geométricos nos rodeiam. Que tal desenhar outros objetos com as formas citadas no vídeo e treinar a escrita escrevendo os nomes dos objetos que desenhou e o sólido geométrico utilizado.
Vamos lá?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Formas geométricas: figuras geométricas espaciais e planas. |
Habilidades | (EF02MA14-A). Estabelecer relação entre as formas geométricas na natureza e nos objetos criados pelo homem. (EF02MA14-B). Reconhecer e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico (embalagens, modelos de figuras espaciais com massa de modelar ou varetas), expressando verbalmente ou por meio de desenhos suas características e propriedades, como ter ou não faces e vértices e ser ou não redondas, nomeando as figuras e as faces. (EF02MA15-A). Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns e propriedades (ter ou não lados e vértices), em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos (objetos do cotidiano), identificando e classificando de polígonos as figuras planas com lados. (EF02MA15-B). Relacionar as características e propriedades dos polígonos, com suas respectivas nomenclaturas, inclusive reconhecendo o círculo como uma figura não poligonal. |
Proponentes/ Professores: | Rosângela Santos Cardoso |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Lions Clube de Goiânia – Tocantins |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Educação Financeira e empreendedorismo