Olá! Hoje nós vamos apreender sobre parlendas e rimas. Vamos cantar e ouvir algumas parlendas. Brincar de “Corre Cutia” e conhecer algumas palavras que rimam. Aprender como as palavras formam rimas. Isso pode ser muito divertido. Venha! Vamos apreender e brincar.
ATIVIDADE 1
Antes de ouvir a parlenda, vamos saber o que é uma parlenda?
Parlendas são rimas infantis, que fazem parte do folclore brasileiro. Muitas vezes são usadas para animar as brincadeiras.
Quer um exemplo de parlenda?
“Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.”
Agora vamos ouvir, brincar, dançar, pular e cantar algumas parlendas:
Agora, que tal brincarmos? Você conheceu a brincadeira “Corre Cutia”? É uma brincadeira muito divertida. Provavelmente você já brincou ou já viu essa brincadeira. Convide as pessoas de sua casa para brincar com você. Para lembrar como brincar “Corre Cutia” assista o vídeo sobre essa brincadeira, Disponível em:
ATIVIDADE 3
Você sabe por que as parlendas são tão divertidas? Porque elas são alegres, animadas e possuem rimas. Você sabe o que é rimas? Entenda o que são as rimas: Vídeo: VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical. Disponível em:
As rimas são a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade.
Exemplo de rimas: MÃO- PÃO, COLA- BOLA
Veja que as palavras terminam com sons iguais.
Depois que você cantou e divertiu com as parlendas, com brincadeira de “Corre Cutia” e aprendeu o que são as rimas.
Agora pegue o lápis e o seu caderno.
Anote na primeira linha o dia de hoje. E copie no caderno as palavras, do vídeo que você assistiu que riram.
Exemplo: PANELA – JANELA.
Organize as palavras que rimam, as que você viu no vídeo, colocando-as juntas. Camiseta bola dente alicate cenoura chupeta abacate vassoura pente cola
Objeto de Conhecimento | Compreensão em leitura. Produção de texto oral. |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF01LP16-A) Ler gêneros do campo da vida cotidiana (quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros), em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, observando as características e organização dos textos/gêneros selecionados. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. |
Proponentes/ Professores: | Aline Alves de Souza Elizangela Martins da Silva Marcia Gouveia da Cunha Thânia Rosa do Carmo |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Dom Tomás Balduíno |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma A- 1ºano – Ética e Cidadania