Nesta atividade, você irá aprender sobre modernidade e eurocentrismo, dois conceitos originários na Europa e que ainda estão presentes em nossa sociedade.
1. Para realizar o exercício você deve assistir ao vídeo e responder as questões em seu caderno. Lembre-se, você pode assistir ao vídeo quantas vezes achar necessário:
a) Em qual contexto surge o conceito de modernidade na Europa Ocidental?
b) O que os historiadores chamam de Renascimento cultural?
c) Relacione a formação dos estados nacionais com a modernidade?
Observe o mapa mundi do século 15 apresentado no vídeo e compare com o mapa mundi atual, no link: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_034_divisao_continentes.pdf. Reflita e responda:
a) No mapa do século 15, está faltando o registro de quais continentes?
b) Por que na projeção cartográfica de Mercato (atual) representa a Europa no centro do mundo?
c) A posição geográfica de um continente (nação) dá o direito de classificar os outros continentes como atrasados e incivilizados? Por que?
Para saber mais:
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf
(Mapa-mundo de Henricus Martellus Germanus de 1489 – Site: IBGE)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-moderna.htm
(Idade Moderna – Site: Brasil Escola)
OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES |
História: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. Reflexão sobre a concepção eurocêntrica que produziu verdades e legitimou discursos que, por sua vez, (in)visibilizou saberes, culturas e sujeitos. | História: (EF07HI03) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão com base em uma concepção europeia. |
ÉTICA E CIDADANIA – HISTÓRIA – AGRUPAMENTO G |
PROPONENTE: Oara Rodrigues – EM Profª Marília Carneiro Azevedo Dias |
CURADORIA: Warlúcia Pereira Guimarães |