Olá!
Saúde é muito importante e, por isso, vamos continuar estudando sobre ela, mas, com atenção à prevenção de acidentes domésticos.
É fácil se cuidar! Vamos lá?
Descrição da atividade:
Será que estamos seguros dentro de casa?
Vamos aprender como prevenir acidentes domésticos? Como identificar situações que podem provocar acidentes dentro da nossa casa? Existem muitos perigos dentro de casa, que colocam crianças em risco. Quais serão eles? Como deixar nossa casa mais segura? Veja algumas informações importantes sobre esse assunto.
Atividade 1:
➢ Observe a imagem abaixo com atenção. Você encontrará informações muito importantes para a prevenção de acidentes domésticos.
➢ Você e sua família conhecem outros cuidados além desses? Converse e pesquise mais sobre isso. Depois, crie uma lista desses cuidados no seu caderno, com a ajuda de alguém da sua família.
➢ Agora, crie um cartaz numa folha de papel, informando sobre esses e outros cuidados que devemos ter em nossas casas. Tire uma foto e compartilhe com outras pessoas.
Atividade 2:
➢ Veja agora, com sua família, a reportagem do Jornal da Gazeta sobre os perigos dentro de casa e os cuidados básicos para evitar que as crianças se machuquem. No vídeo seguinte, do canal da Barbara Bassi, mostra os cuidados redobrados quando as crianças são muito pequenas.
➢ Converse sobre os vídeos com as pessoas que assistiram com você, destacando as informações mais importantes e relacionando as imagens com a reportagem, para melhor compreensão dos conteúdos.
➢ Investiguem dentro da sua casa situações que podem provocar acidentes com a energia elétrica.
Depois de identificá-las, faça lembretes em cada uma das situações para serem corrigidas.
Aprendeu direitinho sobre prevenção de acidentes domésticos? Não se esqueça de colocar em prática esses conhecimentos.
Saber Mais
HABILIDADES: | (EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF02CI03-A) Reconhecer os objetos de uso cotidiano, como objetos cortantes, inflamáveis e condutores de eletricidade; material de limpeza, medicamentos etc., que podem causar acidentes domésticos. (EF02CI03-B) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos. (EF01LP16-B) Compreender a situação comunicativa em que o texto foi produzido (EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido. (EF01LP17-B) Produzir textos, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor (escriba), considerando a situação comunicativa (locutor, interlocutor, objetivos comunicativos e esfera de circulação, etc) e o tema/assunto/ finalidade do texto. (EF01LP18-B) Considerar a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |