Olá! Você sabia que o que a gente costuma chamar de lixo, na verdade chamam-se “resíduos sólidos”?
Isso porque a maioria do material que descartamos pode ser reaproveitado ou reciclado. Quando este material não é possível de ser reaproveitado o chamamos de “rejeito”, como por exemplo, o lixo descartado do banheiro, que não pode ser reaproveitado e por isso é rejeitado. Vamos saber sobre iniciativas sociais que visam não só o bem estar da sociedade em geral, mas de comunidades específicas que “cuidam” da cidade e que muitas vezes são invisíveis para a maioria das pessoas? Para isso assista o vídeo abaixo:
Numa média geral, por ano cada brasileiro produz 400 kg do que chamamos de lixo e apenas 12 kg são reciclados! E desses 12 kg, 11 são coletados por catadores de material reciclados! Muito pouco não é mesmo? Esse dado faz a gente pensar o que acontece com esses 388 kg que não são reciclados ou reutilizados. Para onde será que são levados?
Muita gente nem reflete sobre o assunto, e já responde: “No lixão! Mas você sabia que no lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto?
O lixo produzido deve ter como destino os aterros. Existem: O aterro controlado, e o aterro sanitário.
O aterro controlado é um tipo de aterro que o solo recebe uma cobertura;
Já o aterro sanitário, é quando o solo é impermeabilizado.
Ou seja, os lixões são vazadouros a céu aberto, que não fornecem nenhum tratamento adequado para o lixo, ou seja, o lixo fica simplesmente amontoado num espaço! O que resulta em contaminação da água, do solo, do ar… atrai diversos animais que são vetores das mais diversas doenças.
E em Goiânia? No município de Goiânia temos aterro sanitário? Sim, temos, fica no quilômetro 3 da rodovia estadual GO-060, na saída para o município de Trindade. Fundado em 1993. Assista a uma animação para entender que da forma que vivemos hoje, nos acostumamos a comprar muito mais do que precisamos e consumir de forma desenfreada já virou hábito. A animação nos convida a repensar nossos hábitos. Assista.
Fica a mensagem:
“Recicle seus hábitos e mude suas atitudes”
Atividade 1 – Após a leitura, no seu caderno, anote e responda as seguintes perguntas:
1) Qual órgão da prefeitura é responsável pela coleta seletiva em Goiânia?
2) Atualmente os resíduos coletados pelo caminhão da coleta seletiva são direcionados para qual lugar?
3) Você conhece o aterro sanitário de Goiânia?
4) Pesquisa na internet imagens sobre este aterro e responda:
a) Qual tipo de resíduo é direcionado ao aterro sanitário?
b) Onde fica o aterro sanitário de Goiânia?
5) Quais os dias o caminhão da Coleta Seletiva, passa no seu bairro. Anote também essa informação no seu caderno.
Atividade 2
A gestão dos resíduos sólidos produzidos nas cidades é motivo de preocupação mundial e responsabilidade de todos. Por conta disso a tecnologia tem sido uma aliada para resolver este problema. Atualmente existem muitos aplicativos que ajudam nessa gestão. Em Goiânia, também existe um aplicativo neste sentido, o Prefeitura 24h, que oferece à população serviços de coleta de lixo, descarte irregular de entulho, limpeza de boca de lobo, dentre outros serviços urbanos.
E você, tem alguma ideia de aplicativo que pode ajudar a resolver a questão do lixo em seu bairro ou cidade?
Depois do que você aprendeu hoje, não dá mais para produzir lixo sem pensar para onde ele vai, não é mesmo?
Ensino Fundamental – Experiências e Curiosidades
Componentes | Objetos de Conhecimento/ Conteúdos | Habilidades |
Ciências da Natureza | Consumo consciente: Práticas de descarte de materiais Preservação ambiental | Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. |
Arte Artes Visuais | Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais | Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo. |
Arte Artes Visuais | Matrizes Estéticas e Culturais | Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente, a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana, de forma reflexiva e investigativa. |
Geografia | Uso e ocupação do solo Impactos socioambientais | Reconhecer a importância do solo e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos, como lavoura, pecuária, mineração, construções, lixões e aterros. |