É legal quando sabemos poupar um pouco do nosso dinheiro, não é?! No vídeo 1 “Sicredi e Turma da Mônica | Orçamento familiar”, do canal Sicredi, postado no Youtube, você aprenderá a importância do planejamento familiar.
Clique no vídeo para assistir:
Agora que você viu o vídeo, reflita e escreva em seu caderno sobre as perguntas abaixo.
- O Cebolinha aprendeu sobre orçamento familiar? E você, entendeu o que é orçamento familiar?
- Por que a família do Cebolinha estava com dificuldade de organizar a viagem à praia e qual solução apresentada por Cascão?
- No orçamento familiar é preciso anotar o quanto se ganha e se gasta. Você sabe em quais necessidades o dinheiro da sua família é utilizado?
- As crianças também devem participar da organização e do planejamento da família?
- Sua família tem um orçamento familiar?
- Converse com sua família sobre esse assunto e compreenda os benefícios do orçamento familiar
E você, já pensou em planejar para gastar os “dinheirinhos” que ganha? Ou você gasta tudo que recebe sem pensar?
Ponha em ação tudo o que aprendeu hoje e faça um orçamento para planejar como gastará seu dinheiro.
No vídeo “2º Ano Matemática Educação Financeira”, do canal Mentes Notáveis, postado no Youtube, você aprenderá sobre a importância de poupar dinheiro.
Clique no vídeo para assistir. Assista com atenção!
Você viu o quanto é importante poupar? Você agora vai refletir sobre as questões abaixo.
- O vídeo mostra que nem tudo que queremos é importante ou necessário. Qual a diferença entre precisar ou querer algo?
- Quais as consequências de comprar sem pensar na real necessidade do que queremos?
- O que é poupar de acordo com a história?
- Quando a vovó diz: “dinheiro não nasce em árvore”. O que a vovó quis dizer com isso?
Agora pegue suas anotações da tarefa anterior e complemente escrevendo essas novas informações a respeito da importância de poupar e refletir sobre a necessidade quando há a vontade de gastar dinheiro.
Ainda no seu caderno, anote a questão a seguir e responda.
- Se você poupar 12 reais por mês, ao final de 5 meses terá quantos reais?
- Com esse dinheiro, quantos brinquedos de 10 reais você conseguiria comprar para dar de presente a alguns colegas que não têm brinquedos?
—————————-
Agora que tal se divertir um pouco com uma história em quadrinhos?
Texto: A Galera do Suninho
Clique no link para ler o texto: https://issuu.com/sunoresearch/docs/agaleradosuninho?fr=sOTkwZTM4NzAyNQ
Texto Turma da Mônica em : Meu Bolso Feliz
Clique no link para ler o texto: https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/15/2016/12/monica-cofrinho1.jpg
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Educação Financeira e Empreendedorismo
HABILIDADES:
MATEMÁTICA
(EF04MA01-A) Ler e escrever, com algarismos e palavras, números naturais do sistema de numeração decimal até 10000, encontrados em tabelas e textos do cotidiano, tais como jornais e revistas, dentre outros meios.
(EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como calculo por estimativa, calculo mental e algoritmos.
(EF04MA07-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como calculo por estimativa, calculo mental e algoritmos.
(EF04MA10-D) Relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
PORTUGUÊS
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero