Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 25/01, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.
Nessa proposta vamos aprender sobre os poríferos
Poríferos são também chamados de esponjas, veja a imagem a seguir:
Achou parecido com a esponja ai da sua casa?
No passado os gregos e romanos usavam esponjas para acolchoar capacetes e armaduras. Além de utilizá-las para banho, limpeza e pintura.
Ainda utilizamos as esponjas no banho, na limpeza da casa e na pintura, porém praticamente todas as esponjas usadas hoje em dia são produtos artificiais, e não de origem animal.
Esses animais vivem especificamente na água e diferentemente de outros animais eles não conseguem se locomoverem e não possuem um corpo dividido em partes comuns. Geralmente são encontrados em rochas ou corais em rios, lagos e oceanos.
Existem milhares de espécies de esponjas com diferentes características, algumas são ásperas outras lisas ou espinhosas. Esses animais aparecem de maneira predominante em águas marinhas. Seu corpo é formado por uma massa de células agrupadas ao redor de um esqueleto. Buracos na pele permitem que a água penetre no corpo. O alimento e o oxigênio são obtidos da água.
Esponja. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/esponja/482563>. Acesso em: 19 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Para ampliar mais nossos conhecimentos sobre as esponjas, assista a videoaula do professor Bruno Ramello do Canal Yes Biologia e, em seguida, responda as atividades:
ATIVIDADES
Questão 1
Onde as esponjas são encontradas?
Questão 2
Apresente como é a estrutura das esponjas:
Questão 3
Caracterize a alimentação, respiração e a reprodução das esponjas:
Em Breve: Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Organização dos animais: Poríferos – Bloco 2
Referências: | Esponja. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/esponja/482563>. Acesso em: 19 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. |
Habilidades | (GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-loscom outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, aotipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionandoessas características à flora e fauna específicas. |
Objetos do Conhecimento | Diversidade de ecossistemas |
Componente Curricular: | Ciências |