You are currently viewing Matemática – Por que guardar dinheiro?

Matemática – Por que guardar dinheiro?

Por que devo guardar dinheiro? Você já se fez essa pergunta? As pessoas guardam dinheiro por várias razões. Algumas delas são:

–  adquirir bens (um celular ou um computador novo, um carro, uma casa);

– realizar a viagem dos sonhos;

– gastos emergenciais (conserto do carro, gastos com remédios caros);

– possibilidade de ficar desempregado; 

– abrir um negócio próprio;

– garantir uma boa aposentadoria. 

Economizar e guardar dinheiro são decisões importantes para quem deseja realizar planos futuros e viver livre de preocupações. Falando em preocupações, você já ouviu falar na fábula da cigarra e da formiga? A propósito, relembre o que são fábulas:

O QUE SÃO FÁBULAS?

São pequenas histórias que nos transmitem uma lição de moral. Os personagens das fábulas, geralmente, são animais, que representam tipos humanos, como: o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.

Clique no link a seguir e leia a fábula:

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/a-importancia-de-economizar-dinheiro/60392

Quais lições são apresentadas pela fábula sobre a preparação para o futuro? Pegue um lápis, um papel e registre as suas ideias. 

Caso queira ousar, releia a fábula em voz alta e grave um áudio de sua leitura. Depois, observe aspectos como: entonação e pontuação. Veja como eles interferem na compreensão da leitura. 

Agora, relacione a fábula à ilustração de Jean-Jacques Grandville: 

La Fontaine – La Cigale et la Fourmi, illustration Jean-Jacques Grandville (1847)

Que informação adicional à fábula pode se extrair da ilustração?

Em sua opinião, a imagem complementa a fábula ou modifica suas ideias?

Que elementos da imagem (cores, sombreamento, dentre outros detalhes) fundamentam seus argumentos?

Apesar de ser importante economizar e guardar dinheiro para o futuro, nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário gastar menos do que se ganha. O vídeo “Como economizar dinheiro ganhando pouco” traz muitas dicas importantes sobre economia.  Preste atenção:

(Como economizar dinheiro ganhando pouco?, Canal Saber Coletivo, Youtube)

Você notou que o vídeo apresenta várias informações usando porcentagem? Por exemplo, 40% das pessoas possuem ao menos uma dívida em atraso.  Você se lembra do que significa porcentagem? Clique no link a seguir. 

https://www.youtube.com/watch?v=rPUI6chX1js
(Canal  Guto Azevedo, publicado no Youtube)

Assista também esse vídeo para relembrar como fazer esse cálculo:

https://www.youtube.com/watch?v=Kn6al_RauLE
(Porcentagem – Introdução | Matemática Rio, Youtube)

Vamos resolver um problema? Pegue um lápis, um caderno e faça os cálculos:

Suponha que a renda mensal de sua família seja de R$ 1.800,00 por mês. Se conseguirem guardar 10% desse valor, quanto terão guardado? E se conseguirem guardar 10% da renda mensal durante 6 meses, quanto terão no final? 

Agora, imagine que sua família continue poupando dessa forma durante vários anos. Consegue imaginar o quanto poderá poupar? 

Escreva um pequeno texto com os seus próprios motivos para economizar e guardar dinheiro para o futuro. 

E bons estudos!

Aprenda mais:

Que tal ler outras versões da Fábula da Cigarra e a Formiga? Clique no link da Revista Prosa Verso e Arte e leia:  A extraordinária fábula “A cigarra e a formiga” de três autores: Esopo, La Fontaine e Monteiro Lobato, disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/11702-2/

Calculando porcentagens: https://www.youtube.com/watch?v=EOQup5iEt_g


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Financeira e Empreendedorismo.

HABILIDADES:MATEMÁTICA(EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos.PORTUGUÊS(EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos.(EF69LP53-A) Ler, em voz alta, textos literários diversos – como contos, crônicas humorísticas e críticas – bem como realizar leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão (narrativas de aventura da literatura juvenil).

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo