You are currently viewing Por que guardar dinheiro?

Por que guardar dinheiro?

Por que devo guardar dinheiro? Você já se fez essa pergunta? As pessoas guardam dinheiro por várias razões. Algumas delas são:

–  adquirir bens (um celular ou um computador novo, um carro, uma casa);

– realizar a viagem dos sonhos;

– gastos emergenciais (conserto do carro, gastos com remédios caros);

– possibilidade de ficar desempregado; 

– abrir um negócio próprio;

– garantir uma boa aposentadoria. 

Economizar e guardar dinheiro são decisões importantes para quem deseja realizar planos futuros e viver livre de preocupações. Falando em preocupações, você já ouviu falar na fábula da cigarra e da formiga? A propósito, relembre o que são fábulas:

O QUE SÃO FÁBULAS?

São pequenas histórias que nos transmitem uma lição de moral. Os personagens das fábulas, geralmente, são animais, que representam tipos humanos, como: o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.

Clique no link a seguir e leia a fábula:

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/a-importancia-de-economizar-dinheiro/60392

Quais lições são apresentadas pela fábula sobre a preparação para o futuro? Pegue um lápis, um papel e registre as suas ideias. 

Caso queira ousar, releia a fábula em voz alta e grave um áudio de sua leitura. Depois, observe aspectos como: entonação e pontuação. Veja como eles interferem na compreensão da leitura. 

Agora, relacione a fábula à ilustração de Jean-Jacques Grandville: 

La Fontaine – La Cigale et la Fourmi, illustration Jean-Jacques Grandville (1847)

Que informação adicional à fábula pode se extrair da ilustração?

Em sua opinião, a imagem complementa a fábula ou modifica suas ideias?

Que elementos da imagem (cores, sombreamento, dentre outros detalhes) fundamentam seus argumentos?

Apesar de ser importante economizar e guardar dinheiro para o futuro, nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário gastar menos do que se ganha. O vídeo “Como economizar dinheiro ganhando pouco” traz muitas dicas importantes sobre economia.  Preste atenção:

(Como economizar dinheiro ganhando pouco?, Canal Saber Coletivo, Youtube)

Você notou que o vídeo apresenta várias informações usando porcentagem? Por exemplo, 40% das pessoas possuem ao menos uma dívida em atraso.  Você se lembra do que significa porcentagem? Clique no link a seguir. 

https://www.youtube.com/watch?v=rPUI6chX1js
(Canal  Guto Azevedo, publicado no Youtube)

Assista também esse vídeo para relembrar como fazer esse cálculo:

https://www.youtube.com/watch?v=Kn6al_RauLE
(Porcentagem – Introdução | Matemática Rio, Youtube)

Vamos resolver um problema? Pegue um lápis, um caderno e faça os cálculos:

Suponha que a renda mensal de sua família seja de R$ 1.800,00 por mês. Se conseguirem guardar 10% desse valor, quanto terão guardado? E se conseguirem guardar 10% da renda mensal durante 6 meses, quanto terão no final? 

Agora, imagine que sua família continue poupando dessa forma durante vários anos. Consegue imaginar o quanto poderá poupar? 

Escreva um pequeno texto com os seus próprios motivos para economizar e guardar dinheiro para o futuro. 

E bons estudos!

Aprenda mais:

Que tal ler outras versões da Fábula da Cigarra e a Formiga? Clique no link da Revista Prosa Verso e Arte e leia:  A extraordinária fábula “A cigarra e a formiga” de três autores: Esopo, La Fontaine e Monteiro Lobato, disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/11702-2/

Calculando porcentagens: https://www.youtube.com/watch?v=EOQup5iEt_g


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Financeira e Empreendedorismo.

HABILIDADES:MATEMÁTICA(EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos.PORTUGUÊS(EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos.(EF69LP53-A) Ler, em voz alta, textos literários diversos – como contos, crônicas humorísticas e críticas – bem como realizar leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão (narrativas de aventura da literatura juvenil).