Olá! Hoje vamos aprender sobre Poesia! A poesia é uma maneira diferente de escrever sobre os sentimentos e emoções. Quem escreve poesias é chamado de poeta. Toda poesia é formada por versos, que são linhas de um poema. E os versos estão organizados em grupos chamados de estrofes. As rimas fazem parte de uma poesia. Você já deve ter ouvido falar nelas, pois aparecem nos sons finais. As rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Vamos lá conhecer de um jeito bem legal o que é Poesia, e aprender a brincar com as palavras rimando? !
Agora vamos conhecer alguns poemas.
Atividade – 1:
Leia o poema algumas vezes para preparar a leitura em voz alta e perceber a entonação adequada em cada verso.
INFÂNCIA
ANINHA
PULA AMARELINHA
HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE
MARÍLIA
DE MÃE E FILHA
MARCELO
É O REI DO CASTELO
MARIAZINHA
SUA RAINHA
CAROLA
BRINCA DE BOLA
RENATO
DE GATO E RATO
JOÃO
DE POLÍCIA E LADRÃO
JOAQUIM
ANDA DE PATINS
TIETA
DE BICICLETA
E JANETE
DE PATINETE
LUCINHA!
EU ESTOU SOZINHA.
VOCÊ QUER BRINCAR
COMIGO?
Fonte: http://umaprofessoramaluquinha.com.br/2013/01/03/sequencia-didatica-poema-infancia/
– Responda em seu caderno:
a) Qual é o título do poema?
b) Quem escreveu o poema?
c) Quem no texto está sozinha?
d) Que pergunta ela faz no poema?
2) Escreva o nome das crianças do poema.
– Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. De que brincam as crianças do poema?
Fonte: Acervo da autora.
– Escolha duas personagens do poema e desenhe suas brincadeiras:
NOME DA PERSONAGEM:
BRINCADEIRA:
NOME DA PERSONAGEM:
BRINCADEIRA:
– Escreva outras palavras que rimem com:
Aninha – amarelinha ______________________________________________
Marcelo – castelo ________________________________________________
Renato – rato ____________________________________________________
– Complete as rimas para formar um novo poema.
Vou comprar um presentinho,
Para meus amiguinhos.
O que será que vou dar?
Vocês vão adivinhar.
Para o João
Vou dar um _______________
Para a Gabriela
Vou dar uma _______________
Para o Renatinho
Vou dar um _________________
Para a Geovana
Vou dar uma ________________
Para o Marcelo
Vou dar um _________________
Para a Sofia
Vou dar uma ________________
Para o Samuel
Vou dar um _________________
Para a Lara
Vou dar uma _______________
– Acesse o link abaixo e ouça a melodia cantada para realizarem as atividades seguintes.
Complete o poema musicado com as rimas que estão faltando:
A Casa
Era uma casa
Muito ____________
Não tinha teto
Não tinha ___________
Ninguém podia
Entrar nela _____________
Porque na casa
Não tinha ____________
Ninguém podia
Dormir na ____________
Porque na casa
Não tinha ____________
Até a próxima..
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | Formas de composição de textos poéticos e visuais:Poema: versos e estrofes Identificação dos efeitos de sentido no poema: recursos linguísticos e discursivos e poéticos. |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.(EF12LP19-A) Identificar o quantitativo de versos e estrofes em um poema.(EF12LP19-B) Identificar recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros poéticos. (EF02LP29-A) Verificar se o formato e/ou a disposição das letras provocam efeitos de sentidos peculiares.(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição |
Proponentes/ Professores: | Cláudia Andréa Menegatti PereiraJuliely Rosa de Jesus MoreiraLuclécia Maria Gonçalves Pinho LourençoRegina Stefanny Carvalho RodriguesVerônica Mendes Coelho Mota |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Jardim Nova Esperança |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Ética e Cidadania