Olá! Você sabe o que é um poema?
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo.
Vamos aprender mais sobre a obra literária Poema?!
A palavra “poema” deriva do verbo grego “poein” que significa “fazer, criar, compor”. A literatura grega teve grande importância nas composições literárias de várias épocas e culturas. Na Grécia Antiga, todas as produções literárias – os gêneros épico, lírico e dramático – eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais. Agora, que tal ler um Poema?
Atividade 1
Acesse o link e leia o poema de Olavo Bilac “A AVÓ”: https://www.letras.mus.br/olavo-bilac/a-avo/
Atividade 2
Agora, que você já relembrou o que é um poema e fez a leitura do poema “A AVÓ” de Olavo Bilac, responda:
De acordo com a 2ªestrofe do poema por que a vovó está tão fraca e velhinha?
Por que os netinhos adormecem no colo da avó?
Em sua opinião, a convivência entre jovens e idosos traz benefícios? Quais?
Atividade 3
Por causa do novo coronavírus estamos passando por um momento de isolamento social, para proteger principalmente doentes crônicos e idosos. Para cuidar da nossa saúde e de outras pessoas, principalmente durante períodos de pandemias precisamos de informações sobre saúde pública (gratuita). Para saber mais, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, acesse o link e assista ao vídeo. Convide sua família para assistir com você.
Atividade 4
Divulgue por telefone, e-mail ou WhatsApp para seus amigos o que você aprendeu sobre o SUS. É muito importante informações de utilidade pública para prevenir doença e cuidar das pessoas doentes gratuitamente.
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam |
História | (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. |
Ciclo da infância – Ética e Cidadania – 5º ano – E
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.