Olá! Quando saímos para fazer compras, muitas vezes compramos por impulso, sem pesquisar os preços. Você participa de algumas decisões na hora de comprar, com sua família? Nessa atividade vamos aprender sobre o consumo consciente e descobrir como ajudar sua família a economizar.
Ao sair para fazer compras precisamos comprar o necessário e fazer uma pesquisa de preços dos produtos, assim podemos economizar e não gerar desperdício, sendo um consumidor consciente. Hoje, nessa atividade vamos pensar nas atitudes que devemos ter ao consumir corretamente e economizar nosso dinheiro.
Atividade 1
Leia a história em quadrinhos da turma da Mônica, convidando alguém da sua família para ler a história com você. Divida as falas dos balões. Você lerá as falas do Cascão e alguém de sua família lerá as falas do pai. Atenção com a pontuação!
http://turmadamonica.uol.com.br/spc/
Atividade 2
Volte a história em quadrinhos e junto com sua família, reflita e responda:
- O pai de Cascão o incentivou a pesquisar o preço do produto em outras lojas. Essa atitude de pesquisar,antes de comprar, é importante?
- Você já vivenciou, com sua família, situações em que fizeram pesquisa de preços? Como foi, conseguiram achar mais barato o produto?
- Ao fazer compras Cascão e o pai descobriram que podiam economizar comprando dois tênis mais baratos. Sendo assim, responda:
- Se o tênis mais caro custava 120 reais e o tênis do pai custava 70 reais, quanto custou o tênis do Cascão?
- Imagine a situação: Você foi a uma loja e o tênis custava 80 reais. Em outra loja o mesmo tênis custava a metade do preço da primeira loja. Quanto você economizou?
Atividade 3
Acesse o link abaixo e perceba como nosso consumo gera impactos na natureza, para as pessoas e o planeta. Convide alguém para assistir com você.
Atividade 4
Agora, faça um desenho explicando o que significa cada um dos 5 Rs, citados no vídeo.
Para saber mais sobre os 5Rs acesse o vídeo.
Atividade 5
Junto com sua família faça a lista de compras do mês e verifique se há algum item que não seja necessário.
Vamos repensar o nosso consumo e ajudar nossa família a economizar recursos do planeta!!
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.(EF15LP02-C) Reconhecer que o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, como caixa alta, negrito, itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais de pontuação, produzem efeitos de sentidos em textos multissemióticos. |
Matemática | (EF02MA23-C) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos.(EF02MA20-B) Verificar se é possível comprar ou não com determinados valores, priorizando compras necessárias, enfatizando o consumo consciente e a economia. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.