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Pedro e o Lobo: Uma Fábula Sinfônica

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Hoje, vamos apreciar uma apresentação cultural “O Pedro e o Lobo: Uma Fábula Sinfônica”, que foi elaborada em parceria pela Rede de Núcleos Musicais de Goiânia, Orquestra Sinfônica de Goiânia com a nossa Secretaria de Educação.

Nesta atividade você irá aprender sobre os instrumentos musicais da orquestra sinfônica. Cada instrumento musical possui uma assinatura sonora, essa assinatura é chamada de TIMBRE. O TIMBRE faz parte dos Parâmetros do Som, são eles; Altura, Timbre, Duração e Intensidade.

Durante a apresentação, prestem muita atenção nos sons dos instrumentos apresentados, pois eles são fundamentais para entendermos o sentimento de cada personagem. Observem também a iluminação do palco, e como ela muda a atmosfera da cena.

Assista toda a apresentação cultural, e se possível, utilize fones de ouvido, pois melhora a qualidade do áudio.

Vamos lá apreciar canções de qualidade e enriquecer sua cultura através de música orquestrada, contação de história e teatro?

“Pedro e o Lobo: Uma Fábula sinfônica” – Canal: Orquestra Sinfônica de Goiânia – Link: https://www.youtube.com/watch?v=AOUKSDopM1w&feature=youtu.be

Gostou da apresentação cultural? Você conhecia fábulas? Consegue definir o que é? Converse com seus familiares sobre o conceito de fábula, quais já leram e se há uma especial que marcaram vocês.

O Compositor Sergei Prokofiev utilizou os instrumentos musicais para dar vida aos personagens da Fábula ‘O Pedro e o Lobo’. Cada instrumento musical foi escolhido para representar um personagem dessa história.

Todas as frequências sonoras e notas musicais possuem uma característica. Essa característica é o que nos capacita a identificar a diferença entre a voz humana e uma buzina de carro por exemplo.

Essa diferenciação poderá ser feita através da ALTURA, INTENSIDADE, DURAÇÃO E TIMBRE.

O Timbre é a característica sonora de cada frequência. Essa característica é o que nos permite diferenciar dois sons reproduzidos por diferentes instrumentos na mesma frequência ou nota musical.

Durante a execução da obra o primeiro personagem a aparecer é o Pássaro, representado pela FLAUTA TRANSVERSAL. O pássaro é bem representando pela flauta devido ao seu timbre agudo e leve. O Timbre da flauta tem essas características. A flauta consegue tocar com uma agilidade que pode ser comparada ao bater das asas e a leveza de um pássaro.

O Fagote, representa o avô de Pedro.  O Timbre do Fagote é utilizado para caracterizar o andar lento e temperamento rabugento do idoso.

A ALTURA é o parâmetro do som que diz se o som é grave ou agudo. Na teoria musical sons altos como o da flauta, são chamados de agudos. Os sons baixos como o do Fagote, são chamados de graves.

Após essas definições, volte lá no vídeo e assista a fábula musical novamente, tentando observar o timbre de cada personagem.

Conseguiu perceber a diferença dos timbres e como esses contribuem para a identificação de cada personagem ?

Responda em seu caderno:

1 – Quais são os 4 parâmetros do som?

2 – O que é timbre?

3 – Qual instrumento é mais agudo, a FLAUTA que representa o pássaro ou o Fagote que representa o Avó de Pedro ?

A Intensidade é a potência sonora, podemos dizer que a intensidade é o volume do som. Na teoria musical o som alto é chamado de alta intensidade. O som baixo é chamado de baixa intensidade.

Nesta fábula vemos a trompa representando o Lobo. A escolha da trompa para representar o lobo é importante. A trompa quando foi criada era utilizada para a comunicação durante a caça. A trompa por ser um instrumento de metal consegue tocar em grande intensidade, dessa forma as equipes de caçadores conseguiam se comunicar em grandes distâncias.

Durante a fábula musical podemos identificar momentos de diferentes intensidades sonoras. Por exemplo quando o PATO personagem representado pela clarineta, entra no Lago do Prado, a orquestra toca em baixa intensidade. Observe:

“Trecho Fábula Sinfônica” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=WV-vB1EGSZA&feature=youtu.be

A DURAÇÂO é o parâmetro que nos permite identificar sons curtos e longos, e está diretamente ligada ao ritmo da música. O silêncio também tem duração na música, ele é quem separa as notas musicais.

Dentro da orquestra sinfônica temos instrumentos que podem tocar por um longo tempo sem interrupção. Como por exemplo o VIOLINO que representa o Pedro na fábula sinfônica. Nos instrumentos de corda, basta manter a corda sendo friccionada pelo arco e a nota poderá ter uma longa duração.

Os instrumentos de percussão caixa e bumbo, não conseguem emitir uma nota de longa duração. Para se manter uma nota longa nesses instrumentos, é necessário a execução de um rufo ou rulo. O Rufo ou rulo é a técnica de se tocar várias notas em alta velocidade, produzindo o som de longa duração, o famoso Rufar dos Tambores. Com essa técnica o músico executa várias notas ao mesmo tempo em alta velocidade. Dessa maneira o instrumento consegue produzir um som de longa duração

Responda em seu caderno:

1 – A INTENSIDADE é medida pelo volume ou pela duração da nota musical?

2 – Sabendo que a duração de uma nota pode ser curta ou longa, qual instrumento consegue manter uma nota por mais tempo, o Violino ou a CAIXA?

3 – O compositor Sergei Prokofiev escolheu um instrumento para representar cada personagem. Se você pudesse escolher um instrumento para te representar, qual instrumento você escolheria e porquê?

Muito bem! Você chegou ao final da atividade. Espero que tenha gostado! Nesta atividade você aprendeu o que é fábula e sobre os parâmetros do som.

Alguns instrumentos musicais da orquestra sinfônica foram apresentados durante a execução da obra ‘O Pedro e o Lobo’ do compositor russo Sergei Prokofiev. Você pode continuar a atividade, criando a sua própria fábula e escolhendo diferentes instrumentos musicais para representar os personagens da sua história. Use a sua imaginação e divirta – se. Até a próxima!

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Corpo, Expressão e Movimento

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres:


Componente CurricularHabilidades
Arte (GO-EF03AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade.
(GO-EF03AR13-A) Entender a música como área de conhecimento, reconhecendo suas especificidades.
(GO-EF03AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música: a melodia, a harmonia e o ritmo e do som: a altura, a intensidade, o timbre e a duração, por meio de práticas musicais diversas.
(GO-EF01AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravação em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação musical.
(GO-EF02AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade.
(GO-EF02AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre a linguagem musical e as diversas linguagens artísticas.
Língua Portuguresa(GO – EF15LP01) Identificar a função social do texto;
(GO – EF15LP04-B) Estabelecer Expectativas em relação ao texto;
(GO – EF15LP04-A) Localizar informações explícitas em textos.
(GO  – EF15LP12)  Atribuir significados a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimento da cabeça, expressão corporal e tom de voz.
(GO – EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF15LP12-A) Reconhecer que as expressões corporais podem ser associadas a fala, exercendo papel importante na construção dos sentidos dos textos orais.