You are currently viewing Pedra, Papel, Tesoura  ou Jokenpô

Pedra, Papel, Tesoura ou Jokenpô

Olá! Você conhece o  Jokenpô? É um jogo bem antigo que tem sua origem na China mas foi no Japão que recebeu  esse nome “Jokenpô” e se popularizou para o mundo todo. Aqui em nosso país é conhecida como Pedra, Papel ou Tesoura.


Atividade 1

Assista ao vídeo Pedra, Papel ou Tesoura – Paco o Marinheiro e conheça esse jogo.

“Pedra, Papel ou tesoura – Paco o marinheiro/O Reino Infantil”Canal O Reino Infantil – https://www.youtube.com/watch?v=mybZyqlE1tw&feature=youtu.be

Você gostou? Converse com alguém da sua família e pergunte se ela já conhecia o jogo Pedra, Papel ou Tesoura!


Atividade 2:

Assista ao vídeo Pedra, Papel e Tesoura/Joquempô/Desenho animado educativo/Para criancinhas e aprenda como se brinca.

“Pedra, Papel e Tesoura / Joquempô / Desenho animado educativo / Para criancinhas” Canal: O Reino Infantil – https://www.youtube.com/watch?v=-Jf56_x2qm8

Viu como é fácil?  Para começar, os participantes ficam um de frente para o outro, e ao mesmo tempo, colocam uma das mãos para frente representando um dos símbolos: Pedra, Papel ou Tesoura, como na figura abaixo.

C:\Users\cumpa\OneDrive\Desktop\pedra papel tesoura.jpg

Pedra quebra Tesoura, Papel embrulha a Pedra e Tesoura corta papel.

Agora que você já sabe como se joga, convide uma pessoa da sua família, explique como se brinca e se divirta!

Saiba Mais | Referências:

Assista aos vídeos abaixo e conheça outras formas de jogar Pedra, Papel , Tesoura ou Jokempô!

“BRINCADEIRAS COM AS MÃOS – JOKENPO” Canal: Tempojunto -https://www.youtube.com/watch?v=5yQbF05s-BU&feature=youtu.be

“Pedra – Papel – Tesoura” Canal: NR2 Prof Nilton – https://www.youtube.com/watch?v=CgjjT3FW5TY&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito e Regras
HabilidadesGO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.

Proponentes/ Professores:Ludmylla Di Oliveira Brito
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Maria Genoveva
CRE:Central

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A / 1º ano – Corpo Expressão e Movimento