You are currently viewing Peças de um quebra-cabeça

Peças de um quebra-cabeça

Peças de um quebra-cabeça | Corpo, Expressão e Movimento
Canal: Portal Conexão Escola

Olá!! Você conhece algum artista goiano? Hoje, terá a oportunidade de saber um pouco sobre Helena Vasconcelos. Ela é uma pesquisadora das tradições goianas e pinta com traços delicados e cores vibrantes os elementos do folclore.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o seu trabalho.

Helena Vasconcelos
Canal: Agenda Cultural
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IwvV2zbR7Vw

Assim como Helena, você também vai fazer uma pesquisa. Sabendo que Aniversário, Natal, Carnaval … são exemplos de festas populares, pergunte aos seus familiares quais são as festas populares que você e sua família participam?

Depois de descobrir as respostas, é importante lembrar que tudo isso faz parte de sua história, de suas experiências. E por esta razão, você vai criar desenhos para representar como são essas comemorações, onde e quem participa dessas festas. Acrescente todos os detalhes nos seus desenhos.

Se puder, dê um belo colorido às imagens e transforme-as em peças de quebra-cabeça, para lembrar a técnica utilizada por Helena Vasconcelos em suas pinturas.

Bom trabalho!!

SAIBA MAIS:

Por que existem os museus?
Canal: Ticolicos – Canal Infantil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jZmh2eQWU50

Filho mantém vivas obras de arte do pai no Instituto Antônio Poteiro.
Canal: Sagres TV
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rVECFXP9zGQ

HELENA VASCONCELOS – Artista Visual Naif
Canal: Hélio Costa Costa
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=AlCPvlIDolI

Artefilia: D.J. Oliveira | Enredo Cultural
Canal: TV UFG
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MZLjIV-PU2M

OBJETO DE CONHECIMENTO:HABILIDADES:
Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem:
Sistema das artes visuais
Artistas e artesãos
(GO-EF02AR07-A) Conhecer, valorizar e habituar-se a frequentar algumas categorias do sistema das artes visuais, como museus, galerias, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas/artesãos, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliar o seu repertório imagético, estético e sensível.

(GO-EF02AR07-B) Conhecer e respeitar os artistas e os artesãos locais e regionais, bem como estabelecer relações com os nacionais e os internacionais, respeitando a diversidade cultural.