You are currently viewing Geografia e Arte – Pé de quê? De abacaxi!
ABACAXI Imagem de Scott Webb por Pixabay

Geografia e Arte – Pé de quê? De abacaxi!

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 06/11, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. 
No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

Vocês já ouviram falar sobre:
Mula-sem-cabeça, Saci-Peperê, Caipora ou a Loira do banheiro?
As histórias populares são conhecidas como contos tradicionais.
Muitas delas, a gente ouve na escola, quando estuda o folclore brasileiro.
Essa história e outros contos tradicionais, lendas e mitos, contam sobre o modo de viver de um povo.
Sua moradia, sua alimentação, sua forma de se relacionar com a natureza…

Falando em alimentação, você sabe de onde vieram os hábitos alimentares brasileiros?
Nossas tradições na culinária e os nossos hábitos alimentares, vêm dos povos originários do Brasil. Como os indígenas, por exemplo.
Deles herdamos o hábito de comer abacaxi.
Vamos conhecer um pouco mais dessa fruta?

Assista ao vídeo abaixo para aprender muito sobre essa deliciosa fruta.

https://www.youtube.com/watch?v=EdA1Mt8rdeA&feature=youtu.be
Abacaxi | Um Pé De Quê? – Canal: Futura

Quantas utilidades têm o abacaxi!
Viu que ele se espalhou pelo mundo, mas é brasileiríssimo?
Abacaxi é o nome popular, mas o nome científico é Ananás!

Atividade 1

A atividade proposta hoje é sobre o abacaxi. Pesquise receitas que têm a fruta como principal ingrediente e escreva em seu caderno de português.
E depois, que tal experimentar fazer a receita?


Ensino Fundamental – Turmas: F/G – Experiências e Curiosidades


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
Arte
Contextos e PráticasConhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
GeografiaTerritório e diversidade culturalIdentificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas e outros).
Componentes / Objetos do Conhecimento / Habilidades – DC GO