Olá!
Você conhece a brincadeira Pé de Lata?
A brincadeira Pé de Lata é uma criação brasileira e surgiu nos anos de 1950 a 1960. Naquela época, não havia muito tipo de brinquedos, por isso, as crianças usavam sua criatividade para criar brincadeiras e materiais para brincar.
E você, já criou algum brinquedo?
O Pé de Lata é conhecido em todo o Brasil, porque é fácil encontrar as latas para fazê-lo, e, as crianças podem brincar até mesmo sozinhas. Que tal fazer um pé de lata para
brincar com a sua família?
Atividade 1
Assista ao vídeo abaixo e veja o passo a passo de como fazer o pé de lata.
Atividade 2
Com a ajuda de uma pessoa da sua família, produza um pé de lata para você.
Para construí-lo é necessário o seguinte material:
2 latas de leite em pó, ou de chocolate (tipo Nescau).
4m de barbante, preferencialmente de nylon ou corda de varal.
Cola plástica, tinta guache, cola branca, papel colorido, revistas ou qualquer
outro material disponível para decorar as latas (Se tiver disponível).
Siga as instruções (ou passo a passo) depois que você organizar o material.
Faça dois furos em cada lata, de lados opostos e a dois centímetros do fundo
dela. Tenha o cuidado para que os furos fiquem exatamente um oposto ao outro!
O barbante deve ser passado pelos dois furos e amarrado dentro da lata.
Ele deve ter o mesmo cumprimento nas duas latas e deve ser ajustado à altura
de cada criança.
Verifique se não há nenhuma rebarba nas latas que possam machucar.
Está pronto a parte funcional do brinquedo, agora falta apenas a decoração, e
isso vem da sua criatividade!
Atividade 3
Agora que você fez o pé de lata, convide sua família para brincar com você.
Para tornar a brincadeira mais divertida, crie trilhas.
Você pode utilizar cordas ou riscar a trilha no chão.
Coloque obstáculos para ser contornados, como bolas e cadeiras.
Quando você se sentir mais seguro aumenta aos poucos a velocidade dos
passos.
Divirta-se!
Componentes | Habilidades |
Ed. Física (Jogos e brincadeiras) | Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito; História; Valores; Regras. (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. (GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Arte/ Teatro | Objetos de conhecimento/ conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais/ Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 2º ano B
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.