You are currently viewing Pé de Lata

Pé de Lata

Olá!

Você conhece a brincadeira Pé de Lata?

A brincadeira Pé de Lata é uma criação brasileira e surgiu nos anos de 1950 a 1960. Naquela época, não havia muito tipo de brinquedos, por isso, as crianças usavam sua criatividade para criar brincadeiras e materiais para brincar.

E você, já criou algum brinquedo?

O Pé de Lata é conhecido em todo o Brasil, porque é fácil encontrar as latas para fazê-lo, e, as crianças podem brincar até mesmo sozinhas. Que tal fazer um pé de lata para
brincar com a sua família?


Atividade 1

Assista ao vídeo abaixo e veja o passo a passo de como fazer o pé de lata.

Atividade 2

Com a ajuda de uma pessoa da sua família, produza um pé de lata para você.

Para construí-lo é necessário o seguinte material:

 2 latas de leite em pó, ou de chocolate (tipo Nescau).
 4m de barbante, preferencialmente de nylon ou corda de varal.
 Cola plástica, tinta guache, cola branca, papel colorido, revistas ou qualquer
outro material disponível para decorar as latas (Se tiver disponível).
Siga as instruções (ou passo a passo) depois que você organizar o material.
 Faça dois furos em cada lata, de lados opostos e a dois centímetros do fundo
dela. Tenha o cuidado para que os furos fiquem exatamente um oposto ao outro!
 O barbante deve ser passado pelos dois furos e amarrado dentro da lata.
 Ele deve ter o mesmo cumprimento nas duas latas e deve ser ajustado à altura
de cada criança.
 Verifique se não há nenhuma rebarba nas latas que possam machucar.
 Está pronto a parte funcional do brinquedo, agora falta apenas a decoração, e
isso vem da sua criatividade!
Atividade 3
Agora que você fez o pé de lata, convide sua família para brincar com você.
Para tornar a brincadeira mais divertida, crie trilhas.
 Você pode utilizar cordas ou riscar a trilha no chão.
 Coloque obstáculos para ser contornados, como bolas e cadeiras.
 Quando você se sentir mais seguro aumenta aos poucos a velocidade dos
passos.


Divirta-se!


ComponentesHabilidades
Ed. Física
(Jogos e
brincadeiras)
Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular,
presentes no contexto comunitário e regional: Conceito; História;
Valores; Regras.
(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos,
brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes
características, principalmente as cooperativas, presentes no
contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças
individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
(GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos,
brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes
matrizes estéticas e culturais.
(GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos,
brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes
matrizes estéticas e culturais.
Arte/ TeatroObjetos de conhecimento/ conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais/
Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de
diferentes matrizes estéticas e culturais.
(GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras,
jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e
culturais.
(GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras,
jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e
culturais.
Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 2º ano B

Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 2º ano B


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.