You are currently viewing Educação Física – Os quatro elementos dançantes

Educação Física – Os quatro elementos dançantes

Olá, tudo bem? Espero que estejam todos animados, pois iremos aprender sobre os principais elementos dançantes. Iremos aprender quais são e sua importância no nosso cotidiano. Tenho certeza que você irá adorar essa aula.


Agora, iremos propor uma atividade de movimentos que serão realizados ao toque da música.

JOGOS DE DANÇA 

ATIVIDADE 1:

Ao som da musica deveremos realizar o movimento solicitado.

“Xuxa – Estátua (Vídeo Oficial)” Canal: Xuxa(12) Xuxa – Estátua (Vídeo Oficial) – YouTube

ESTÁTUA

XUXA

Mão na cabeça

Mão na cintura

Um pé na frente e o outro atrás

Agora ninguém pode se mexer, estátua!

Um braço pra cima

Um braço pra frente

Cruzando as pernas

Bumbum para trás

Agora ninguém pode se mexer, estátua!

Rodando, rodando

Braços esticados

Não pode parar continue rodando

Quero saber quem é que consegue ficar parado

A gente vai ter que rodar

Roda, roda no lugar

Ninguém aqui pode cair

E eu vou contar pra terminar

3, 2, 1, estátua! 

ATIVIDADE 2

 BRINCADEIRAS CANTADAS

Quem nunca brincou de roda!

Primeiramente iremos assistir ao vídeo disponível em:

“Brincadeira de roda – De abobora faz melão” Canal: Gisele Alves

Agora é a sua vez, vamos chamar uma pessoa para brincar junto. Dê mãos numa roda e giram no sentido horário cantando. No verso “Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá”, as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher em uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso “Ele pula, ele roda”. 


Patinho Tuga – Da Abóbora Faz Melão” Canal: Patinho Tuga(12) Patinho Tuga – Da Abóbora Faz Melão – YouTube

De Abóbora faz melão

De Abóbora faz melão

De abóbora faz melão

De melão faz melancia (bis)

Faz não sinhá, faz não sinhá

Faz não sinhá Maria (bis)

Quem quiser aprender a dançar

Vai na casa de seu Juquinha (bis)

Ele pula, ele roda,

Ele faz requebradinha (bis)

Disponivél em: https://vivasustentavel.eco.br/sugestoes-de-brincadeiras-cantadas-para-ensinar-as-criancas/

BRINCADEIRAS DANÇADAS:  

ATIVIDADE 3 

Essa atividade você irá fazer junto com seu irmão, pai, mãe, avó, avô, todo mundo pode participar. O jogo consiste numa roda de cadeiras e outra de pessoas, sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos em relação aos indivíduos participantes. Coloca-se uma música para tocar enquanto as pessoas circulam em volta das cadeiras e quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

Como Brincar de Dança das Cadeiras: 11 Passos

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_das_cadeiras#:~:text=Dan%C3%A7a%20das%20Cadeiras%20%C3%A9%20um,em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20indiv%C3%ADduos%20participantes.&text=Ganha%20quem%20sentar%20na%20%C3%BAltima%20cadeira.

Saiba Mais | Referências:

“Palavra Cantada | Pipocas Dançantes” Canal: Palavra Cantada Oficial(12) Palavra Cantada | Pipocas Dançantes – YouTube

“Música dançante ESCRAVOS DE JÓ” Canal:
Grupo Escoteiro Raízes – (12) Música dançante ESCRAVOS DE JÓ – YouTube

Objeto de ConhecimentoDança do contexto comunitário e regionalConceitoElementos constitutivos da dançaTécnicas básicas
Componente CurricularEducação Física
Habilidades(GO- EF01EF11) Conhecer, experimentar e fluir diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como; rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais. (GO- EF01EF13) Conhecer e vivenciar várias formas de dança, principalmente de livre interpretação, para experimentar, (re)conhecer e identificar a natureza motriz individual  a partir do seu próprio corpo e o do outro, para relacionar-se como o universo rítmico e seu potencial artístico e criativo, buscando o movimento dançado.(GO- EF02EF12) Praticar e comparar os elementos constituíveis das danças (fluxo/fluência, livre e controlada, peso, leve e pesado, tempo/ritmo, rápido/lento, espaço, planos/níveis, direções/deslocamentos) do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

Proponentes/ Professores:Márcia Cristina de Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Regina Relou
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B, 2º Ano – Corpo, Expressão e Movimento