Olá, tudo bem? Espero que estejam todos animados, pois iremos aprender sobre os principais elementos dançantes. Iremos aprender quais são e sua importância no nosso cotidiano. Tenho certeza que você irá adorar essa aula.
Agora, iremos propor uma atividade de movimentos que serão realizados ao toque da música.
JOGOS DE DANÇA:
ATIVIDADE 1:
Ao som da musica deveremos realizar o movimento solicitado.
ESTÁTUA
XUXA
Mão na cabeça
Mão na cintura
Um pé na frente e o outro atrás
Agora ninguém pode se mexer, estátua!
Um braço pra cima
Um braço pra frente
Cruzando as pernas
Bumbum para trás
Agora ninguém pode se mexer, estátua!
Rodando, rodando
Braços esticados
Não pode parar continue rodando
Quero saber quem é que consegue ficar parado
A gente vai ter que rodar
Roda, roda no lugar
Ninguém aqui pode cair
E eu vou contar pra terminar
3, 2, 1, estátua!
ATIVIDADE 2
BRINCADEIRAS CANTADAS:
Quem nunca brincou de roda!
Primeiramente iremos assistir ao vídeo disponível em:
Agora é a sua vez, vamos chamar uma pessoa para brincar junto. Dê mãos numa roda e giram no sentido horário cantando. No verso “Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá”, as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher em uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso “Ele pula, ele roda”.
De Abóbora faz melão
De Abóbora faz melão
De abóbora faz melão
De melão faz melancia (bis)
Faz não sinhá, faz não sinhá
Faz não sinhá Maria (bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa de seu Juquinha (bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha (bis)
Disponivél em: https://vivasustentavel.eco.br/sugestoes-de-brincadeiras-cantadas-para-ensinar-as-criancas/
BRINCADEIRAS DANÇADAS:
ATIVIDADE 3
Essa atividade você irá fazer junto com seu irmão, pai, mãe, avó, avô, todo mundo pode participar. O jogo consiste numa roda de cadeiras e outra de pessoas, sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos em relação aos indivíduos participantes. Coloca-se uma música para tocar enquanto as pessoas circulam em volta das cadeiras e quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_das_cadeiras#:~:text=Dan%C3%A7a%20das%20Cadeiras%20%C3%A9%20um,em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20indiv%C3%ADduos%20participantes.&text=Ganha%20quem%20sentar%20na%20%C3%BAltima%20cadeira.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Dança do contexto comunitário e regionalConceitoElementos constitutivos da dançaTécnicas básicas |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO- EF01EF11) Conhecer, experimentar e fluir diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como; rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais. (GO- EF01EF13) Conhecer e vivenciar várias formas de dança, principalmente de livre interpretação, para experimentar, (re)conhecer e identificar a natureza motriz individual a partir do seu próprio corpo e o do outro, para relacionar-se como o universo rítmico e seu potencial artístico e criativo, buscando o movimento dançado.(GO- EF02EF12) Praticar e comparar os elementos constituíveis das danças (fluxo/fluência, livre e controlada, peso, leve e pesado, tempo/ritmo, rápido/lento, espaço, planos/níveis, direções/deslocamentos) do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas. |
Proponentes/ Professores: | Márcia Cristina de Souza |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Regina Relou |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B, 2º Ano – Corpo, Expressão e Movimento