You are currently viewing Geografia – Os jogos eletrônicos: as atividades econômicas e os avanços tecnológicos

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 24/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Você já jogou algum jogo eletrônico seja no celular, ou em algum console? Você sabia que esses jogos já passaram por vários avanços tecnológicos e que movimentam parte da economia mundial?
Nessa atividade iremos abordar esses assuntos

A história dos jogos eletrônicos

Tudo começou pela década de 1950, quando cientistas da computação começaram a criar jogos e simuladores como parte de suas pesquisas. Nessa época, eram considerados videogames os jogos que transmitiam sinal para alguma espécie de tela, mesmo que a interação não acontecesse fora dela. O primeiro videogame da história chamava-se Bertie The Brain e foi criado em 1950. Era um console enorme, de 4 metros, criado para desafiar os jogadores para um simples jogo da velha. Ele foi construído em Toronto (Canadá) pelo cientista Josef Kates. Depois de ficar por duas semanas exposto em uma feira, acabou caindo no esquecimento. O termo videogame evoluiu desde então passando de uma definição puramente técnica para um conceito que define um tipo de entretenimento interativo, como conhecemos hoje.

Então chegou a década de 1970 com novos avanços tecnológicos, como os microchips, e mudou o rumo dos videogames para sempre. É em 1972 que chegam às prateleiras das lojas o primeiro console de videogames da história, o Odissey, fabricado pela Magnavox, uma subsidiária da Philips holandesa. O console evoluiu da versão 100 para 200, 300, 400, 500, 3000 e 4000. No mesmo ano surgia o Atari, com seu jogo viciante para época, o Pong.

Jogo Pong

Questão 1
Dos jogos eletrônicos apresentados no vídeo, você já jogou algum deles? Onde você joga seus jogos eletrônicos?

Os setores da economia e os jogos eletrônicos

Os setores da atividade econômicas são divididos em três segmentos: O primeiro setor – Ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias. O setor secundário – Atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado. Esse é o setor responsável pela produção dos consoles e dos jogos eletrônicos. O terceiro setor – Esse setor está diretamente ligado à prestação de serviços (nestes estão professores, advogados, vendedores, entre outros) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista. É no terceiro setor que os consoles e os jogos eletrônicos são comercializados.

Questão 2
Converse com seus familiares e escreva sobre onde eles já trabalharam, depois indique em qual setores da econômica eles trabalhavam.

Questão 3
Escreva três produtos que você e sua família usa, ou já usou, para cada setor da economia.

Questão 4
Se puder, faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho do e-sports. Explique como esse mercado está crescendo no mundo e no Brasil.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Os jogos eletrônicos: As atividades econômicas e os avanços tecnológicos – Bloco 1

Os e-sports – Ed. Ambiental e Saúde – Ens. Fundamental – Anos Finais – Bl 2 – 24 nov 2020
Referências:Player ID. Conheça a história dos videogames. Disponível em: <https://tinyurl.com/yyhgpxjq>.Acesso em 22, out de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Brasil escola. Setores da economia. Disponível em: <https://tinyurl.com/yywnhkrg>. Acesso em 22, out de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Habilidades(EF05GE05-A) Conhecer os setores de atividades econômicas.
Objetos do ConhecimentoTrabalho e inovação tecnológica
Componente Curricular:Geografia