You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Os conectivos da Língua Inglesa.

LÍNGUA INGLESA – Os conectivos da Língua Inglesa.

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20/05/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje daremos continuidade a apresentação de alguns dos principais conectivos em Língua Inglesa, e como eles podem funcionar em frases e nos textos.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O uso dos conectivos como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade linguística.

LÍNGUA INGLESA | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? I am good! E espero que sim!

Para a aula de hoje daremos continuidade ao tema abordado na aula passada que são os: “Connectives in English” (Conectivos em Inglês).

Você sabe para que servem os conectivos?

Os conectivos são palavras que contribuem para dar sentido e coesão em um texto, eles ajudam a estruturar o começo, meio e fim entre as frases e parágrafos; deixam o texto e fala mais refinados.

Hoje estudaremos mais alguns deles, e perceberemos como conectar ideias, conceitos, pensamentos de forma eficiente dentro de um mesmo texto ou fala.

Para usarmos os conectores, precisamos pensar em uma ordem lógica dos fatos e acontecimentos para facilitar o entendimento do texto.

Não há muitas regras específicas a respeito de como usá-los. Você apenas precisará selecionar uma palavra, expressão ou uma frase curta para conectar suas ideias, e dessa maneira, melhorar a coerência do seu texto tornando-o mais fácil para o leitor compreendê-lo.

Muitos são os exemplos de conectivos, a seguir apresentaremos apenas alguns deles divididos em suas categorias.

To express cause(Para expressar causa)because, since(porque, desde)
To express how something is done(Para expressar como algo é feito)by (+ gerund)(por (+ gerúndio)
To express purpose(Para expressar propósito)in order to, for, for this purpose, so that, to ( + infinitive)(a fim de, para, para esta finalidade, de modo que, para (+ infinitivo)
To express a relationship between constrasting ideas(Para expressar uma relação entre ideias contrastantes) although, in spite of (the fact), even though(embora, apesar de (o fato), mesmo que)
To express a consequence (Para expressar uma consequência)consequently, as a result, that’s why (consequentemente, como resultado, é por isso que)

Mas, como podemos perceber esses conectivos nos textos ou em frases?

Observe as frases sem conectivos a seguir, e perceba como elas ficam mais coerentes quando os inserimos.

– I study English. I love English. – Eu estudo Inglês. Eu amo Inglês.

– I study English because I love English. – Eu estudo inglês porque eu amo Inglês.

BECAUSE (PORQUE)CAUSE (CAUSA)

That bicycle was bought. My father. – Aquela bicicleta foi comprada. Meu pai.

– That bicycle was bought by my father. – Aquela bicicleta foi comprada por/pelo meu pai.

BY (PELO/POR)HOW SOMETHING IS DONE (COMO ALGO É FEITO)

– I help you. I need your e-mail address. – Eu te ajudo. Eu preciso do seu endereço de e-mail.

In order to help you, I need your e-mail address. – Para lhe / a fim de te ajudar eu preciso do seu endereço de e-mail.

IN ORDER TO (A FIM DE / PARA LHE)PURPOSE (PROPÓSITO)

– We continue using oil-based products. Many pollute the environment. – Continuamos usando produtos à base de petróleo. Muitos poluam o meio ambiente.

– We continue using oil-based products, even though many pollute the environment. – Continuamos usando produtos à base de petróleo, embora muitos poluam o meio ambiente.

EVEN THOUGH
(EMBORA / MESMO QUE)
RELATIONSHIP BETWEEN CONTRASTING IDEAS
(RELAÇÃO ENTRE IDEIAS CONTRASTANTES)

– He stopped smoking. He started drinking a lot of coffee. – Ele parou de fumar. Ele começou a beber muito café.

– He stopped smoking. As a result he started drinking a lot of coffee. – Ele parou de fumar. Como resultado ele começou a beber muito café.

AS A RESULT (COMO RESULTADO) CONSEQUENCE (CONSEQUÊNCIA)

Agora é a sua vez de tentar!!

Preencha cada uma das três frases abaixo com os conectivos que estão no quadro.

SINCE – IN ORDER TO – CONSEQUENTLY

1 – I study English _______ 2014. (Eu estudo Inglês _________ 2014).

2 – I drank a lot of coke yesterday, __________ I have a bad stomach ache. (Eu bebi muita coca-cola ontem, __________ Eu estou com uma forte dor no estômago).

3 – I have been studying a lot of math, _________ I get a great grade. (Tenho estudado muito matemática, __________ uma ótima nota.

Lembre-se que um ótimo hábito para aprender e consolidar seu vocabulário é criar frases buscando inserir os conectivos nelas.

Bom, por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado do conteúdo e, desejo que vocês possam elaborar frases legais em Inglês e que consigam deixá-las ainda mais elaboradas com o uso desses conectivos.

Bye bye

See you next class!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante

(EF09LI14-A) Compreender os valores semânticos dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese, para utilizá-los como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.