Sinopse: Na aula de hoje apresentaremos alguns dos principais conectivos em Língua Inglesa, e como eles podem funcionar em frases e nos textos.
Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 22/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – O uso dos conectivos como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade linguística.
Hello students, how are you? I am good! E espero que vocês estejam bem também!
Para a aula de hoje abordaremos o tema: “Connectives in English” (Conectivos em Inglês). Você sabe para que servem os conectivos?
Os conectivos são palavras que contribuem para dar sentido e coesão em um texto, eles ajudam a estruturar o começo, meio e fim entre as frases e parágrafos; deixam o texto e fala mais refinados.
Hoje estudaremos alguns deles, e perceberemos como conectar ideias, conceitos, pensamentos de forma eficiente dentro de um mesmo texto ou fala. Para usarmos os conectores, precisamos pensar em uma ordem lógica dos fatos e acontecimentos para facilitar o entendimento do texto.
Não há muitas regras específicas a respeito de como usá-los. Você apenas precisará selecionar uma palavra, expressão ou uma frase curta para conectar suas ideias, e dessa maneira, melhorar a coerência do seu texto tornando-o mais fácil para o leitor compreendê-lo. Muitos são os exemplos de conectivos, a seguir apresentaremos apenas alguns deles divididos em suas categorias.
To express the addition of an element (Para expressar a adição de um elemento) | and, also, another, besides, too (e, também, outro(a), além disso, também) |
To give the idea of conclusion (Para dar a ideia de conclusão) | then, therefore, in conclusion, so (então, portanto, em conclusão, então) |
To express opposition(Para expressar oposição) | but, however, on the other hand, on the contrary(mas, entretanto, por outro lado, pelo contrário) |
To express condition(Para expressar condição) | if, in case(se, em caso) |
Mas, como podemos perceber esses conectivos nos textos ou em frases? Observe as frases sem conectivos a seguir, e perceba como elas ficam mais coerentes quando os inserimos.
1 – I like Math, Portuguese. I love English. – (Eu gosto de Matemática, Português. Eu amo Inglês.)
I like Math, Portuguese but I love English – (Eu gosto de Matemática, Português mas eu amo Inglês.)
BUT (MAS) | Oppositon (Oposição) |
2 – I am doing my English homework. I have to study for my Geography test tomorrow. (Eu estou fazendo minha lição de casa de Inglês. Eu tenho que estudar para minha prova de Geografia amanhã.)
I am doing my English homework, besides that, I have to study for my Geography test tomorrow. (Eu estou fazendo minha lição de casa de Inglês, além disso, eu tenho que estudar para minha prova de Geografia amanhã.)
BESIDES THAT (ALÉM DISSO) | Addition (Adição) |
3 – João is tired. Don´t wake up him. (João está cansado. Não acorde ele.)
João is tired, so don´t wake up him. ( João está cansado, então não acorde ele.)
SO (ENTÃO) | Conclusion (Conclusão) |
4 – You will have a great career. You study more. (Você terá uma ótima carreira. Você estuda mais.)
You will have a great career if you study more. (Você terá uma ótima carreira se estudar mais.)
IF (SE) | Condition (Condição) |
ATIVIDADE
Agora é a sua vez de tentar!!
Preencha cada uma das três frases abaixo com os conectivos que estão no quadro.
AND – ON THE OTHER HAND – THEREFORE |
- Sarah is retired, _____________________________ she has a lot of free time.
- I had a bad day at work today, ____________________________ my friends came to visit me.
- He won 10.000 reais ________________________________________ a new car.
Lembre-se que um ótimo hábito para aprender e consolidar seu vocabulário é criar frases buscando inserir os conectivos nelas.
Bom, por hoje é só pessoal! Espero que tenham curtido o conteúdo. Na próxima aula darei continuidade a este assunto e apresentarei outros exemplos de conectivos! Aguardo vocês!
Bye bye
See you next class!
Habilidade estruturante /Habilidades complementares
(EF09LI14-A) Compreender os valores semânticos dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese, para utilizá-los como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.