Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 16/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Olá, pessoa! Esperamos que vocês estejam bem, se cuidando e se protegendo!!
Eentendemos que aliar os objetos de conhecimentos ou conteúdos a atividades interessantes é a melhor forma de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.
Por isso sempre trazemos atividades que proporcionam aos nossos educandos o crescimento como pessoas, ao desenvolverem habilidades que fiquem para toda a vida.
Assim trouxemos hoje uma aula de origami, essa arte milenar japonesa, que cria figuras dobrando papéis.
Essa habilidade teve início numa época em que o japonês não desperdiçava nada, ele utilizavam até as sobras de papel.
As técnicas do origami foram sendo passadas de geração a geração, aos poucos foi sendo divulgada e hoje o mundo todo conhece e pratica essa arte com vários objetivos, inclusive pedagógicos.
Esse exemplo de não desperdiçar nada deve ser seguido por todos nós, pois assim estaremos contribuindo para diminuir as despesas de nossas casas e cuidando do nosso planeta!
Então vamos lá? Chame todos da casa, separe folhas de papel já usadas, pode ser jornal velho, livros ou revistas usadas para aprender a confeccionar o cubo infinito!
Com o vídeo do Easy Origami você aprendeu a fazer um cubo infinito.
Agora vamos falar um pouco sobre esse sólido geométrico.
As característica de um sólido geométrico para ser considerado um cubo são:
Possuir seis faces, todas elas quadradas
Todos os lados, ou arestas serem congruentes, ou seja, possuírem a mesma medida
Assim, o cubo tem:
06 faces, 08 vértices e 12 arestas
O volume do cubo é determinado pelo espaço que ele ocupa
Por ser uma grandeza possui unidades de medidas e as mais utilizadas são: o centímetro cúbico, o decímetro cúbico e o metro cúbico.
Relembrando que, a partir do momento que o cubo passa a ser peça do jogo, ele é chamado de dado.
No dado convencional, as soma dos lados opostos é igual a sete, veja algumas formas de compor o esse número:
1 + 6
3 + 4
2 + 5
Agora que você já sabe construir o dado e o cubo infinito, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor reutilizar as folhas de revistas ou livros velhos e construir seu próprio brinquedo.
Hoje foi um dia de quebrar a cuca, não é mesmo?
Que tal terminar esse encontro com uma música bem divertida do Renato Yamamoto e da sua professora, a pianista Ligia Wentzel?
Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 3º ano
Componente | Habilidade |
MATEMÁTICA | (EF03MA13-B) Construir representação dos sólidos geométricos, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, utilizando recursos diversos: malhas, planificações, esboços que os representem em perspectivas simples. (EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos. (EF03MA14-A) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, presentes em objetos e/ou em suas representações geométricas, utilizando tecnologias digitais, materiais manipuláveis. (EF03MA13-B) Construir representação dos sólidos geométricos, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, utilizando recursos diversos: malhas, planificações, esboços que os representem em perspectivas simples. |
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: