Olá crianças!!! Hoje a atividade partiu do componente curricular de geografia e teve como objetivos básicos, desenvolver as noções de orientação espacial (esquerda e direita) no espaço físico da sua casa através das atividades abaixo, além de desenvolver o espírito de trabalho coletivo e em família. Agora é com você e sua família. Que legal!!! Hora de atividades…
Atividade 1
Essa atividade será realizada com a participação de pessoas de sua família. Peça aos participantes que retirem seus sapatos e misturarem todos os pares. Logo após todos devem procurar seus sapatos e calça-los, mas antes coloquem primeiro o pé direito e depois o esquerdo observando as diferenças. Quais as diferenças vocês encontraram?
Atividade 2
Hummm… Hora de história! Com a participação de sua família assistam ao vídeo sobre o livro de Ziraldo- Pelegrino e Petrônio…
Agora com o papel que você tiver em casa (sulfite, pardo, jornal, cartolina…) contorne os próprios pés, primeiro o pé direito depois o pé esquerdo.
Podem pintar ou colorir o que foi contornado, inventando uma história inspirada no livro, tendo como referência os próprios pés. A família pode estimular a criança, fazendo perguntas como: “Qual será o nome do pé direito? “Quais características ele terá?” “E do pé esquerdo?”
Saiba Mais / Referências: | Música “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum “Xuxa Só Para Baixinhos Especial”. Vídeo com a dança, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ |
Objeto de Conhecimento | Localização, orientação e representação espacial. |
Componente Curricular | Geografia |
Habilidades | (EF02GE10 – A) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora, alto e baixo) por meio de representações espaciais da sala de aula e de local de residência.(EF02MA12-A) identificar e registrar a localização, em linguagem verbal ou não verbal, utilizando os termos ao lado de, entre, antes de, após o, à esquerda ou à direita e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido como ir adiante, em linha reta e mudar de direção virando à direita ou à esquerda; caminhar na mesma direção, mas em sentido oposto ao deslocamento de alguém. |
Proponentes/ Professores: | Cleonilda de Souza Oliveira Dias |
Instituição Educacional: | Escola Direito do Saber CECOM |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |