O desenho está presente em tudo! Assista ao vídeo abaixo e perceba como o desenho pode ser utilizado para contar sobre a vida e a obra de um grande artista.
Vídeo 1 – Leonardo da Vinci – Ilustrando História – Canal: Ilustrando História – https://www.youtube.com/watch?v=YuJm8gN_prU
Atividade 1
Mas como nasce um desenho? Com quantas linhas? Vamos experimentar?
Procure ao seu redor objetos que lhe chame atenção. Escolha um objeto e observe o desenho que ele forma.
Como será que esse objeto foi criado??
Atividade 2
Que tal pensar que antes de se tornar esse objeto ele foi imaginado e desenhado por alguém, para então ser fabricado.
Nessa atividade você vai escolher um objeto e definir um ponto que mais chamou atenção. Observe como é o tamanho, as linhas, as formas e a proporção desse objeto.
Pegue uma folha, um lápis e desenhe a imagem do objeto escolhido. Cuide para que este desenho apresente os detalhes e ocupe o espaço da folha de maneira proporcional.
Terminado o desenho, coloque ao lado do objeto escolhido e perceba como ficou o resultado. Mas lembre-se, o seu desenho é imaginário, por isso não será igual ao objeto real.
SAIBA MAIS:
Desenho Abstrato – Canal: do Barney – https://www.youtube.com/watch?v=bx9p971mPH4
STEREOSCOPIC FOR EXHIBITION – KANDINSKY – Canal: Alfred Imageworks https://vimeo.com/22220131
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento
HABILIDADES: | (GO-EF06AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a partir de narrativas pessoais, sociais e estéticas. |