You are currently viewing O uso dos “porquês”

O uso dos “porquês”

Em nosso dia a dia nos expressamos de diversas maneiras e para que saibamos quando utilizarmos cada termo precisamos conhecer. Acesse o site: https://www.portugues.com.br/gramatica/uso-dos-porques.html e leia o texto explicativo sobre o uso dos “porquês”.

Agora que você já realizou a leitura explicativa, vamos realizar uma atividade?

Atividade 1: Interpretação textual

Leia esta tira “Calvin”, de Bill Watterson. Em seguida, responda às questões:

1. Releia esta passagem do primeiro quadrinho:

“Você pode estacionar se me der 50 centavos.”.

Os termos sublinhados indicam que Calvin:

a) fez uma proposta

b) realizou uma persuasão

c) impôs uma condição

d) fez uma promoção

2. Explique o porquê do destaque nos termos “meu” e “minha” na resposta do pai ao Calvin:

3. O que nos revela o último quadrinho?

4. Justifique o emprego das formas “por que” e “porque” na tira:

Atividade 2: O uso dos “porques”

Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.

a – Não sei o ———– de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião —————–?
c – Os caminhos ———- percorremos são tortuosos.
d – ————— não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos —————- estávamos com muita saudade

(Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-porques.htm)

Saiba mais | Referências:

Uso do Porque, Por que, Porquê, Por quê: disponível em:

Uso do Porque Por que Porquê Por quê Aula de Português para Crianças – Canal educadorvc – YouTube

Uso dos “porquês – música:

Uso dos Porquês | Música – Canal Descomplicando na Web – YouTube
Objeto de ConhecimentoEstratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto: Elementos centrais em notícias, reportagens e fotorreportagens, entrevistas, entre outros efeitos de sentido em tirinhas, memes, entre outros. Relação entre texto e imagem. Uso dos “porquês”.
Habilidades(EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF08LP04) Utilizar, ao produzir textos do Campo Jornalístico-Midiático, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
Proponentes/ Professores:Maria Lídia da Silva do Nascimento Françoísa Gontijo Timóteo Emerson Uendell Soares Pinto
Instituição Educacional:Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral
CRE:Jarbas Jayme

Ciclo da Adolescência – Turma G (8º ano) – Experiências e Curiosidades