Em nosso dia a dia nos expressamos de diversas maneiras e para que saibamos quando utilizarmos cada termo precisamos conhecer. Acesse o site: https://www.portugues.com.br/gramatica/uso-dos-porques.html e leia o texto explicativo sobre o uso dos “porquês”.
Agora que você já realizou a leitura explicativa, vamos realizar uma atividade?
Atividade 1: Interpretação textual
Leia esta tira “Calvin”, de Bill Watterson. Em seguida, responda às questões:
1. Releia esta passagem do primeiro quadrinho:
“Você só pode estacionar se me der 50 centavos.”.
Os termos sublinhados indicam que Calvin:
a) fez uma proposta
b) realizou uma persuasão
c) impôs uma condição
d) fez uma promoção
2. Explique o porquê do destaque nos termos “meu” e “minha” na resposta do pai ao Calvin:
3. O que nos revela o último quadrinho?
4. Justifique o emprego das formas “por que” e “porque” na tira:
Atividade 2: O uso dos “porques”
Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
a – Não sei o ———– de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião —————–?
c – Os caminhos ———- percorremos são tortuosos.
d – ————— não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos —————- estávamos com muita saudade
(Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-porques.htm)
Saiba mais | Referências:
Uso do Porque, Por que, Porquê, Por quê: disponível em:
Uso dos “porquês – música:
Objeto de Conhecimento | Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto: Elementos centrais em notícias, reportagens e fotorreportagens, entrevistas, entre outros efeitos de sentido em tirinhas, memes, entre outros. Relação entre texto e imagem. Uso dos “porquês”. |
Habilidades | (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF08LP04) Utilizar, ao produzir textos do Campo Jornalístico-Midiático, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc. |
Proponentes/ Professores: | Maria Lídia da Silva do Nascimento Françoísa Gontijo Timóteo Emerson Uendell Soares Pinto |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ciclo da Adolescência – Turma G (8º ano) – Experiências e Curiosidades