Olá! Hoje iremos aprender sobre a relação da matemática e o tempo, o conceito de medidas de tempo e suas unidades.
–ATIVIDADE 1—
Vamos ler o texto ―COMO MEDIR O TEMPO‖
Como medir o tempo?
Quantas vezes ao dia você para de fazer alguma coisa para olhar a hora ou pergunta a alguém que horas são? Mas você sabe dizer como o tempo é medido? Como foi que inventaram as divisões do tempo? Nem sempre tivemos o relógio, antigamente as formas de medir o tempo eram outras e com o passar do tempo foram evoluindo. O que acha de descobrir um pouco mais sobre isso agora?
Como medir o tempo?
Medir o tempo é algo tão comum em nosso dia a dia, que já se tornou um hábito ficarmos olhando com frequência a hora, seja em um relógio, pelo celular, computador ou qualquer outro meio que nos mostre o tempo com exatidão. Você já parou para imaginar se não existissem os dias, meses, horas e anos? Seria bem complicado, não é mesmo?
O que é o tempo?
Podemos dizer que o tempo é a duração dos acontecimentos e também o período em que as coisas acontecem. Nos dias de hoje podemos dividir o tempo em algumas classificações: século, década, ano, mês, dia, hora, minuto e segundo. Século = 100 anos
Década = 10 anos
Ano = aproximadamente 365 dias
Mês = 30 ou 31 dias (com exceção de fevereiro)
Dia = 24 horas
Hora = 60 minutos
Minuto = 60 segundos
O surgimento
Antigamente não existia relógio e nem essas tecnologias mais atuais que temos para medir o tempo. O homem se baseava pela posição do sol para medir o tempo, no início ele se baseava de acordo com a sua própria sombra, em seguida percebeu que ao fincar uma vareta no chão, no sentido vertical, teria esse mesmo
efeito. Foi a partir deste momento que surgiu o primeiro relógio, que é conhecido como Gnômon. Quando estava cedinho a sombra era bem longa, o meio dia esta sombra ficava em seu tamanho mínimo, e quando começava a anoitecer a sombra voltava a se alongar novamente. Após isso surgiram várias formas de medir o tempo, uma delas foi a ampulheta, que é um relógio de areia.
Os décimos, centésimos e milésimos de segundos
Quando medimos o tempo, geralmente falamos apenas até os segundos, mas existem ainda mais três classificações que são mais específicas, os décimos, centésimos e milésimos de segundos. Essas classificações, geralmente, são utilizadas em corridas, por causa das pequenas diferenças de tempo que existe entre os competidores.
Em uma corrida de Fórmula 1, por exemplo, os pilotos podem fazer uma volta em um segundo igual, porém se formos olhar os décimos, centésimos e milésimos de segundos, podemos descobrir qual dos pilotos foi mais rápido.
Disponível em: https://www.estudokids.com.br/como-medir-o-tempo/
–ATIVIDADE 2—
No Youtube a partir do texto apresentado acima, assista ao vídeo ―MEDIDAS DE TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO – CALENDÁRIO | RESUMO ANIMADO‖ – Canal: Resumos Animados.
ATENÇÃO!
Durante o vídeo terá algumas perguntas para serem respondidas.
–ATIVIDADE 3—
Dando continuidade ao tema explorado, assista no youtube ao vídeo ―MEDIDAS DE TEMPO – Horas exatas‖, do canal Prof Fabíola Dias.
–ATIVIDADE 4—
Como fazer um relógio para aprender a ler as horas, acesse o link: e faça seu próprio relógio analógico (canal Hellokids-pt).
Dicas: pode ser usado prato descartável ou tampa de marmitex de isopor para fazer a base do relógio e um percevejo aço para prender as setas que servirão de horas e minutos.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo. |
Habilidades | (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. |
Proponentes/ Professores: | Issam Elkadi Nayara Lesley Queiroz |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda |
CRE: | Maria Thomé |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –Turma D – 4º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo