Olá! Você já olhou para o céu durante o dia? E durante a noite?
O céu durante o dia e durante a noite apresentam elementos diferentes.
Hoje vamos aprender sobre essas diferenças por meio da identificação e da observação de fenômenos naturais e do comportamento dos seres vivos.
Você sabe quais são as principais características que nos faz diferenciar o dia e a noite? Vamos aprender mais sobre isso?
Atividade 1
Acesse o link e ouça a história “Dia e Noite” de Mary França e Eliardo França.
Atividade 2
Converse com sua família sobre as perguntas a seguir:
A) O que você mais gosta: do dia ou da noite?
B) Você costuma sonhar à noite? Com o quê?
C) Costuma sonhar acordado?
D) Qual o seu maior sonho?
Atividade 3
Vamos criar um quadro pensando nas características que nos faz diferenciar o dia da noite?
Você poderá registrar por meio da escrita ou do desenho a partir das questões:
A) O que é comum fazermos durante o dia? E durante a noite?
B) O que podemos ver no céu durante o dia? E durante a noite?
C) Quais animais vemos durante o dia? E a noite?
Atividade 4
Assista ao vídeo abaixo que é uma aula de inglês sobre “Os períodos do
dia”. Repita a fala dos personagens. Divirta-se! Vamos falar inglês!
Componentes | Habilidades |
Geografia | (EF01GE05-C) Comparar e descrever as dinâmicas dos fenômenos naturais, como dia e noite, variação de temperatura e umidade, em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. |
Ciências da Natureza | (EF01CI05-A/C) Identificar, nomear e categorizar diferentes escalas de tempo, tais como: os períodos diários, manhã, tarde, noite, bem como a sucessão de dias, semanas, meses e anos: período letivo, data de aniversário, final de semana. (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades de seres humanos e de outros seres vivos. |
Língua Inglesa | (GO-EF01LI01) Conhecer e usar saudações para cumprimentar e despedir-se na língua inglesa, assim como expressões do cotidiano e comandos: Hi, Hello, Good morning/afternoon, Bye/See you, Thank you, Excuse me. |
Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 1º ano – A
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.