Olá Crianças! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a importância e os benefícios do sol. Vamos lá!
ATIVIDADE 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo – O Diário de Mika / Minha amiga sombra:
Você viu no vídeo da Mika que ela brinca com sua própria sombra?
Percebeu que a sombra tem tamanhos diferentes dependendo da posição e do horário que elas estão?
Leia o texto a seguir e responda no seu caderno:
Em sua opinião a sombra desta casa ocorre de manhã ao meio dia ou à tarde? Por quê?
Disponívelem:https://images.app.goo.gl/44MmLVKW4MgLDhUr5
ATIVIDADE 2
Vamos para o próximo vídeo – O Sol: Fonte de luz e calor. Acesse o link abaixo:
Gostou do vídeo? Respondam no seu caderno as questões a seguir:
Por que os seres vivos precisam do sol?
Em que horário podemos ficar expostos ao sol?
Faça uma lista de coisas que são feitas com a ajuda da luz do sol.
ATIVIDADE 3
Para encerrar assista ao vídeo – Veja o recado da Mônica sobre os cuidados com a proteção solar – Disponível em:
Convide sua família para ver um belo por do sol. Depois faça um desenho e escreva o que você sentiu ao observar este momento.
Quantas informações importantes você aprendeu sobre o sol como fonte de luz e calor. Foi bem divertido hoje, não foi? Música, atividades e muitas aprendizagens.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | – Posição aparente do Sol- O Sol como fonte de luz e calor: radiação solar- Efeitos da radiação solar para os seres vivos |
Habilidades:CiênciasPortuguês | (EF02CI07-A) Observar e identificar as mudanças ocorridas na sombra projetada na Terra, em diferentes horários do dia, reconhecendo o movimento aparente do Sol. (EF02CI07-B) Associar o local de visualização do Sol no amanhecer como nascente e no entardecer como poente. (EF02CI08-A) Identificar o Sol como fonte de luz e calor, destacando a sua importância para a vida na Terra. (EF02CI08-B) Reconhecer os efeitos da radiação solar nos seres vivos, destacando benefícios e malefícios para o ser humano. (EF02LP23-B) Produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado. (EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual. |
Proponentes/ Professores: | Marcio Antonio de Figueiredo Barreto |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Paulo Freire |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma – B 2º Ano – Educação Ambiental e Saúde