You are currently viewing O que tem no leite industrializado?

O que tem no leite industrializado?

Olá. Tudo bem? Vamos dar continuidade ao nosso estudo sobre os produtos que consumimos em nossas casas. É muito importante ler os rótulos nas embalagens dos produtos, pois neles encontramos informações sobre a produção, forma de armazenar, tempo de consumir, entre outras. Vamos pedir que alguém da sua família o ajude a ler o rótulo do produto e fazer várias descobertas interessantes.

Sabemos que o leite é um produto muito consumido pelas famílias e, para saber mais sobre ele, utilizaremos a embalagem da caixinha de leite, que pedimos que deixasse guardado. Que informações são encontradas no rótulo da embalagem do leite? Vamos ler várias informações importantes e, a partir daí, ficaremos mais atentos ao que consumimos e como consumimos.


Atividade 1
Pegue uma caixinha de leite e junto com alguém da sua família, observe o que está escrito na caixinha e descubra:


 Qual a marca do leite? Ele é integral, semidesnatado ou desnatado?
 Encontre a data de fabricação e de validade. Esse produto está próximo da data de
vencimento. Compare usando um calendário. Registre quanto tempo falta em uma folha.
 Mas se o leite for aberto, em quanto tempo ele pode ser consumido? Está escrito na
embalagem… descobriu?
 Podemos beber o leite com data vencida? Por quê?
 A indústria acrescenta outros ingredientes ao leite, tirado da vaca? Quais? Veja no rótulo.
 Quais são as informações nutricionais?
 Quanto de leite vem nessa embalagem? 1 litro ou menos?


Atividade 2-
Vamos aprender mais sobre as informações do rótulo do litro de leite? Acesse o link abaixo e,
junto com sua família, descubra todas as informações que vem escritas na caixinha do leite.

http://rotulodasembalagens.blogspot.com/2017/05/leite-piracanjuba.html

Atividade 3
Viu quantas informações existem na caixinha do leite?
Agora, escreva em seu caderno
 É importante ler a embalagem dos produtos? Por quê?
 O que você aprendeu nessa pesquisa?

Componentes: Habilidades
Língua Portuguesa

(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos
instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da
vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade,
a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que
foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e
tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.

Matemática (EF02MA17-B) Relacionar as medidas de capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, para resolver problemas diversos.

(EF02MA18-B) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas,
como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda em situações diversas.

Créditos: Regime de Colaboração Undime e Consed.