Olá!!! Como vocês estão? Vocês já observaram que as histórias podem ser contadas de diferentes formas: livros, filmes, desenhos, letras de canção, histórias em quadrinhos… Vocês conhecem o que são HQs? Vocês gostam de ler histórias em quadrinhos? Quem é seu personagem preferido? Vamos ver
uma HQ juntos???
Olá hoje iremos aprender um novo gênero textual, um novo tipo de texto, a HQ. Você sabe “tipo de texto” é esse? Tem quadrinhos, personagens, balões com as falas dos personagens. Muito bem, é uma história em quadrinhos, também conhecida como HQ, que é uma abreviatura: H de história e Q de quadrinhos. Esta é uma HQ da Turma da Mônica, (muito famosa em nosso país) com os personagens: Mônica e Cebolinha.
link da imagem:http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/hqs.php
Vamos ver as principais características da HQ?
➢ Ela utiliza quadrinhos com desenhos para transmitir uma mensagem;
➢ Os diálogos são registrados nos balões de fala;
link da imagem: http://www.eraumavezbrasil.com.br/voce-sabia-que-existem-diversos tipos-de-baloes/
➢ Faz uso de onomatopeias. O que é isso? Nada mais é do que a imitação, por meio de palavras, de alguns sons feitos por animais (Au! Au!), pessoas (Atchim), objetos (Pá – pá – pá) ou fenômenos da natureza (Chuá – Chuá).
Link da imagem: https://sites.google.com/a/cefgg.com.br/6o-d/lingua-
portuguesa/onomatopeias
➢ O objetivo das histórias em quadrinhos é divertir e também informar;
➢ No Brasil elas também são conhecidas como gibis, ou revistas em quadrinhos;
➢ Mauricio de Sousa é um famoso autor de HQs. Ele é o pai da Turma da Mônica.
link da imagem: https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/mauricio-de-sousa-comemora 50-anos-de-monica/
Hummm, que legal, quantas informações novas!!! Agora vamos ler uma história em quadrinhos?
http://turmadamonica.uol.com.br/revistasespeciais/?ed=lavar-as-maos-salva-vidas
Após a leitura: Gostaram da história? Comente com a família sobre a HQ que vc acabou de ler.
➢ Agora que vocês já sabem o que é uma HQ, é hora de contar a sua história em quadrinhos por meio de desenhos e de palavras. Vocês serão os ilustradores da história. Lembrem de desenhar cada parte da história de acordo com os acontecimentos, não esqueçam das personagens, dos balões e das onomatopeias quando necessário.
Link para suporte:
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística |
Habilidades | (GO-EF03AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, tais como: desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e colaborativo. |
Proponentes/ Professores: | Jorlene Marques Ponce Larissa de Assis Gomes Pereira Mábely Del Mar do Nascimento Márcia Lúcia Coutinho Borges Sumayer Cassia da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professora Nara do Carmo Rezende Amorim |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Experiências e Curiosidades