You are currently viewing Língua Portuguesa – O que é uma Cantiga?

Língua Portuguesa – O que é uma Cantiga?

Olá, crianças! Tudo bem? Hoje para animá-los vamos aprender um pouco sobre as cantigas. O que são cantigas? Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. E é comum em todo o Brasil fazendo parte do folclore brasileiro. Forma-se uma roda de cantiga com um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música de letras de fácil compreensão.


Elas também podem ser chamadas de cirandas. Hoje em dia não é tão presente na realidade infantil como antigamente (no tempo de seus pais).  Vamos conhecer algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a letra. Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheada de rimas, repetições, o que faz da música uma brincadeira. 

Vamos aprender a letra de algumas músicas e  cantar, pesquisar em casa o conhecimento dos familiares sobre as cantigas antigas.  Fazer dobradura e apreciar algumas cantigas mais conhecidas.

Atividade 1:

Vamos ouvir a cantiga : Se essa rua fosse minha(Cantiga de Roda Infantil) – Bogdan Plech Disponível em:

“Se Essa Rua Fosse Minha (Cantiga de Roda Infantil) – Bogdan Plech” Canal: Bogdan Plech(9) Se Essa Rua Fosse Minha (Cantiga de Roda Infantil) – Bogdan Plech – YouTube

Reflexão: Como são as ruas em que moramos? Se você tivesse uma rua como ela seria? Faça o registro desenhando em seu caderno e dê um belo colorido!

Atividade 2:

Ouça agora a cantiga: A canoa virou. – Palavra Cantada.

Nessa cantiga aparecem alguns nomes, preste atenção na letra da música. 

Agora é sua vez!!  Você irá cantar colocando o nome de seus familiares na cantiga e em seguida registrar em seu caderno esses nomes, não se esqueça que nome de pessoas sempre se inicia com a  letra maiúscula.

Se você tivesse uma canoa o que você faria? Registre como quiser!

“A Canoa Virou – desenho infantil com Os Amiguinhos” Canal: Os Amiguinhos – (9) A Canoa Virou – desenho infantil com Os Amiguinhos – YouTube

Atividade 3:

Na letra da música: A canoa virou aparecem palavras repetidas – CANOA – PEIXINHO – REMAR. 

Em seu caderno copie o caça – palavras e encontre as palavras destacadas.

CANOA                      PEIXINHO               REMAR

C A N O A V B N M T Y U O D G H K  M N P E I X I N H O H K Ç C V R T U R E M A R G R E W Q A S D F G J H 

Atividade 4:

Você conhece alguma cantiga que não cantamos? Com a ajuda de um adulto escreva o nome dessa cantiga. 

Pesquise com um adulto da família uma cantiga de roda que era brincadeira na sua época e peça para lhe ensinar. Você pode filmar ou fotografar esse momento e registrar no caderno.

Atividade: 5

Você já fez dobraduras? 

Observe o vídeo disponível em: Como fazer uma canoa de papel

“Como fazer uma canoa de papel” Canal: Tubalatudo(9) Como fazer uma canoa de papel – YouTube

Agora é sua vez!  Faça a dobradura da canoa e divirta-se!


Saiba Mais | Referências:

“Coletânea da Turma do Folclore (Cantigas de Roda) – Vídeo Infantil Musical Oficial” Canal: Turma do Folclore(9) Coletânea da Turma do Folclore (Cantigas de Roda) – Vídeo Infantil Musical Oficial – YouTube

“Palavra Cantada | Coletânea Cantigas Populares | 22 minutos” Canal: Palavra Cantada Oficial – (9) Palavra Cantada | Coletânea Cantigas Populares | 22 minutos – YouTube





Objeto de ConhecimentoComponente curricular: Português Compreensão dos recursos de referenciação, vocabulário apropriado  ao gênero e articuladores de relações de sentido no texto- Cantigas Morfologia:Substantivos comuns e própriosEscrita de nomes-Relato oral/Registro formal e informal:- Finalidade na interação oral, conforme contextos comunicativos.
Habilidades(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e a melodiadas músicas e seus efeitos de sentido.(GO- EF01LP38) Compreender a função dos nomes próprios e comuns, substantivos, identificando que os substantivos próprios iniciam com letras maiúsculas e os comuns com inicial minúscula. (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiencias etc..)

Proponentes/ Professores:Walquiria de Castro Silva  Luana Justino Ferreira Guedes
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A 1º ano – Ética e Cidadania