You are currently viewing História – O que é patrimônio cultural?

História – O que é patrimônio cultural?

Olá! Hoje vamos aprender sobre o Patrimônio Cultural Imaterial do nosso estado. Conheceremos duas festas muito populares: a Festa do Divino Espírito Santo, de Pirenópolis e a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino, de Trindade. Essas festas são consideradas Patrimônio Cultural Brasileiro.

Olá! Você sabe o que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é tudo que é faz parte da cultura, da história e da memória de um povo. O patrimônio ajuda a nos identificarmos com as pessoas e os lugares onde nascemos e vivemos.

Os Patrimônios Culturais podem ser objetos, como prédios, monumentos, cidades e paisagens, que chamamos de patrimônio material. Também podem ser festas, saberes, músicas e culinária, que chamamos de patrimônio imaterial.

ATIVIDADE 1:

O Patrimônio Cultural diz muito sobre o que fomos e o que somos e, por isso, devem ser preservados. Assista ao vídeo abaixo sobre sua importância para o povo brasileiro e a necessidade de sua preservação. Depois converse com os adultos a sua volta e reflita: o que precisamos fazer para preservar o nosso patrimônio?

“(Turma da Mônica – Defesa do Patrimônio Cultural” Canal: Controladoria Geral da União – CGU – https://www.youtube.com/watch?v=SuSd2sDTPdo

ATIVIDADE 2:

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis foi registrada como Patrimônio Cultural em 2010. Ela se realiza na cidade de Pirenópolis desde 1819. Ela foi trazida pelos portugueses durante a colonização, mas foi incorporando novas tradições locais ao longo dos anos. Além das folias de roça e de rua, cortejos e missas, há também as Cavalhadas, que encenam as batalhas entre mouros e cristãos ocorridas há muitos séculos. Os mascarados que passeiam pelas ruas da cidade durante a Festa se tornaram símbolos da cidade.

Depois de ver o vídeo abaixo, que tal desenhar uma máscara da festa do Divino em seu caderno?

“Mascarados da Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis – GO/ Enredo Cultural” Canal : TV UFG – https://www.youtube.com/watch?v=FCDaoc1q6Hc

ATIVIDADE 3:

A Romaria dos Carros de Boi de Trindade – GO é patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2016, por sua relevância histórica e importância para a preservação das tradições rurais. Uma vez no ano os carreiros saem de suas terras e percorrem centenas de quilômetros durante dias até chegar a Trindade-Goiás, sempre no primeiro domingo do mês de julho. Há 179 anos é assim: com familiares e amigos eles viajam durante dias até a capital da fé (Trindade- GO).

Veja o vídeo abaixo referente à Romaria dos Carreiros em Trindade e faça em seu caderno um lindo desenho ilustrando o que você achou de mais interessante nesse patrimônio cultural imaterial do Brasil, não se esqueça de dar um título a sua ilustração.

“Confira como foi a Romaria dos Carreiros em Trindade!” Canal: PUC TV GOIÁS – https://www.youtube.com/watch?v=KaDTsANQGjI&feature=youtu.be

ATIVIDADE 4:

Em função da pandemia de Covid-19, as celebrações de que falamos acima não puderam ocorrer esse ano. Converse com as pessoas em sua casa e escreva no seu caderno por que foi necessário suspender essas celebrações.

Foi bem divertido e desafiador hoje, não foi? Conhecimento do nosso patrimônio histórico e cultural, atividades e muitas aprendizagens!

Saiba Mais | Referências:

“Bens materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL?” Canal:
Vários Nadas – https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4

Objeto de ConhecimentoOs patrimônios históricos e culturais do Estado de Goiás.
Habilidades(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que sejam considerados.
(GOEF03HI04-C) Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de sua cidade por meio de fontes materiais por meio de fontes como monumentos, obeliscos e arquitetura; fontes imateriais como as manifestações culturais e populares: festas, culinária, música, arte e literatura.

Proponentes/ Professores:Roberta Ferreira Gonçalves e Minervina Ribeiro Neto
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra