You are currently viewing Geografia – O que é o Solo?

Geografia – O que é o Solo?

Olá!

Você sabe me dizer o que é o solo? Por acaso é onde você pisa? É onde você brinca de bola? É onde a chuva molha, onde plantamos e construímos nossa casa?

Vamos descobrir juntos e aprender mais sobre esse precioso recurso natural.

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, ele é formado por minerais e matéria orgânica da decomposição de animais e plantas. Existem tipos diferentes de solo. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, calcário e humoso também chamado de fértil.

Atividade 1

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo “Tipos de solos”.

Fonte: Youtube, “Estudo do Meio 3º ano – Tipos de solos” do canal Corujinha Sabichona.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_myQWvGeFuw

Atividade 2

Agora que você sabe os tipos de solo escreva em seu caderno o nome deles e onde podemos encontrá-los. 

Atividade 3

Clique na imagem e assista ao próximo vídeo. 

Fonte: Youtube, “Aprendendo com Videoaulas: Geografia: Paisagem” do canal Barao Pirapora.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L-7W0.-tqgis

Atividade 4

Como você pode perceber os diferentes tipos de solos formam diferentes paisagens.

Como as ações do homem podem modificar as paisagens naturais?

Converse com a sua família sobre isso e depois escreva no seu caderno ou no bloco de notas do celular a resposta.

Atividade 5

Agora que aprendemos um pouco mais sobre o solo e as diferentes paisagens e o uso dele, chegou a sua vez de pesquisar. 

Quais são os tipos de solo e paisagens você pode encontrar na cidade onde você mora?

Pesquise sobre o seu bairro, peça ajuda a sua família pergunte a eles como era a rua da sua casa. Anote tudo no seu caderno.


ComponentesHabilidades
Geografia
(EF03GE04-A) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens.
(EF03GE04-B) Perceber como a ação antrópica interfere na dinâmica da paisagem do seu município.
(EF03GE04-C) Conceituar paisagens naturais e antrópicas e identificá-las em seu município.
Ciências da Natureza(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
(EF03CI10-A) Identificar os diferentes usos do solo reconhecendo sua importância para a agricultura e para a vida.

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 3º ano- C


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.