You are currently viewing Ciências da Natureza e Língua Portuguesa – O que é o ciclo da água?

Ciências da Natureza e Língua Portuguesa – O que é o ciclo da água?

Olá! Você sabe o que é Ciclo Hidrológico? Com certeza você já  estudo sobre o Ciclo da Água, nessa atividade vamos aprender  como ocorre esse processo, e a importância da água para a  nossa sobrevivência.


Atividade 1 

Assista ao vídeo sobre “O que é o ciclo da água”. 

“O ciclo da água para crianças – O que é o ciclo da água – Ciências para crianças” Canal: Smile and Learn – Português – https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c&feature=youtu.be

Vamos assistir esse outro vídeo, da ANA (Agência Nacional de Águas) – O Ciclo  da Água (Ciclo Hidrológico). 

“O Ciclo da Água (Ciclo Hidrológico)” Canal: anagovbr – https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4

Agora que você já sabe diferenciar as etapas e como ocorrem o processo do Ciclo  Hidrológico da água, que tal você fazer o registro em seu caderno com uma  ilustração.  

Atividade 2 

Agora responda essas duas questões no seu caderno: 

– Como ocorrem as três etapas do Ciclo da Água? 

– Quando a etapa do ciclo da água se transforma em partículas ou gotas nós  chamamos dê? 

Atividade 3 

Ciclo da Água na Natureza – O ciclo da água é composto de cinco etapas:

Acesse o link abaixo para ler mais sobre a etapas do ciclo da água:

https://www.todamateria.com.br/ciclo-da-agua/

Atividade 4 

Assista ao vídeo sobre: A importância da água – Cartilha Planeta Água:

“A importância da água – Cartilha Planeta Água [com legendas]” Canal: Wilivro – https://www.youtube.com/watch?v=HQYbLX7ieYo&feature=youtu.be

– Escreva em seu caderno um texto do tipo descritivo do gênero textual “Diário”,  descrevendo sobre a importância da água para a nossa sobrevivência. Não  esqueça de reler o texto, para corrigi-lo quando for necessário. 

Observação: 

O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a descrição de algo, seja de uma  pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele expõe apreciações, impressões e observações  de algo indicando os aspectos e suas características. Lembrando que sua estrutura é da  seguinte forma: Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será descrito.  Desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou subjetiva) de algo. Conclusão: término da descrição


Saiba Mais nas  Referências:


Objeto de  ConhecimentoCiclo Hidrológico – O Ciclo da Água e seus diversos processos  de transformações. 
Componente  Curricular:Ciências Língua  Portuguesa
Habilidades:(EF05CI02-A) Observar a água em diferentes estados físicos  (líquido, sólido e gasoso), reconhecendo suas mudanças em  situações do cotidiano e por meio de experimentos simples. (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem  no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água potável.(EF35LP09-A) Organizar, nas produções escritas, a sequência  de ideias, objetivando a coerência do texto. (EF35LP07-A) Produzir textos, observando e respeitando as  regras básicas de pontuação (ponto final, ponto de exclamação,  ponto de interrogação, vírgulas em enumerações e pontuação  do discurso direto).

Proponentes/  Professores:Eliane Rodrigues Montalvão Lidiane Maria da Silva
Instituição  Educacional:Escola Santa Rita de Cassia
CRE: Brasil de Ramos

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Educação Ambiental e Saúde