Olá! Você sabe o que é Ciclo Hidrológico? Com certeza você já estudo sobre o Ciclo da Água, nessa atividade vamos aprender como ocorre esse processo, e a importância da água para a nossa sobrevivência.
Atividade 1
Assista ao vídeo sobre “O que é o ciclo da água”.
Vamos assistir esse outro vídeo, da ANA (Agência Nacional de Águas) – O Ciclo da Água (Ciclo Hidrológico).
Agora que você já sabe diferenciar as etapas e como ocorrem o processo do Ciclo Hidrológico da água, que tal você fazer o registro em seu caderno com uma ilustração.
Atividade 2
Agora responda essas duas questões no seu caderno:
– Como ocorrem as três etapas do Ciclo da Água?
– Quando a etapa do ciclo da água se transforma em partículas ou gotas nós chamamos dê?
Atividade 3
Ciclo da Água na Natureza – O ciclo da água é composto de cinco etapas:
Acesse o link abaixo para ler mais sobre a etapas do ciclo da água:
https://www.todamateria.com.br/ciclo-da-agua/
Atividade 4
Assista ao vídeo sobre: A importância da água – Cartilha Planeta Água:
– Escreva em seu caderno um texto do tipo descritivo do gênero textual “Diário”, descrevendo sobre a importância da água para a nossa sobrevivência. Não esqueça de reler o texto, para corrigi-lo quando for necessário.
Observação:
O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele expõe apreciações, impressões e observações de algo indicando os aspectos e suas características. Lembrando que sua estrutura é da seguinte forma: Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será descrito. Desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou subjetiva) de algo. Conclusão: término da descrição
Saiba Mais nas Referências:
Objeto de Conhecimento | Ciclo Hidrológico – O Ciclo da Água e seus diversos processos de transformações. |
Componente Curricular: | Ciências Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF05CI02-A) Observar a água em diferentes estados físicos (líquido, sólido e gasoso), reconhecendo suas mudanças em situações do cotidiano e por meio de experimentos simples. (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água potável.(EF35LP09-A) Organizar, nas produções escritas, a sequência de ideias, objetivando a coerência do texto. (EF35LP07-A) Produzir textos, observando e respeitando as regras básicas de pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações e pontuação do discurso direto). |
Proponentes/ Professores: | Eliane Rodrigues Montalvão Lidiane Maria da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Santa Rita de Cassia |
CRE: | Brasil de Ramos |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Educação Ambiental e Saúde